Corpo de Bombeiros Militar realiza formaturas do projeto Bombeiro Mirim em Lagoa Vermelha e Flores da Cunha
As crianças participaram de aulas e oficinas sobre primeiros socorros e combate a incêndio, entre outras disciplinas
Publicação:

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) promoveu duas formaturas do projeto Bombeiro Mirim neste final de semana. A primeira cerimônia ocorreu no sábado (18/10), na Praça Frei Mateus, em Lagoa Vermelha, com 29 meninas e meninos que completaram o curso. O segundo evento foi realizado no domingo (19/10), no Parque Vindima Elóy Kunz, em Flores da Cunha, com 23 alunos formados.
De abril a outubro, as crianças de 10 a 12 anos participaram de atividades semanais nos quartéis dos CBM de Lagoa Vermelha e Flores da Cunha. Ao longo deste período, os alunos participaram de aulas e oficinas, que abrangeram disciplinas como: Cidadania e Direitos Humanos; Ordem Unida; Primeiros Socorros; Combate a Incêndio; Defesa Civil; Saúde Física; e Adaptação ao Meio Aquático; entre outras.
As atividades foram conduzidas por bombeiros militares, que compartilharam experiências práticas e teóricas sobre prevenção e segurança. Além disso, o projeto contou com palestras e ações educativas em parceria com instituições locais, abordando temas como educação no trânsito, saúde e higiene.

"Mais do que despertar o interesse pela carreira militar, o projeto busca formar cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e responsável. As crianças são estimuladas a descobrir seus potenciais, reconhecer e respeitar seus limites, fortalecendo o caráter e a autoconfiança", afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Gustavo Kist.
Sobre o projeto
O Bombeiro Mirim é uma iniciativa voltada para crianças de 10 a 12 anos e tem como objetivo proporcionar formação cidadã por meio de atividades educativas, orientações sobre primeiros socorros, segurança e disciplina. O projeto faz parte do Plano de Responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, buscando formar jovens mais conscientes e preparados para agir em situações de risco.

"Respeitando as peculiaridades de cada comunidade e a realidade local, o programa oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal em um momento decisivo da formação humana. Assim, consolida-se como um instrumento transformador, que contribui não apenas para a formação de futuros profissionais, mas, sobretudo, para a formação de cidadãos éticos, participativos e comprometidos com o bem comum", completou Kist.
Exemplo recente
No início do mês, em Porto Alegre, durante um acidente com o ônibus em que viajavam, dois adolescentes colocaram em prática os ensinamentos adquiridos no projeto Bombeiro Mirim, atuando com calma e auxiliando no combate às chamas e no atendimento às vítimas até a chegada das equipes de resgate. O episódio foi um exemplo da importância do programa na formação cidadã e na disseminação do conhecimento que pode salvar vidas.
Texto: Leonardo Fister/Ascom SSP
Edição: Secom