Bombeiros de Santa Maria recebem caminhões para reforçar combate a incêndio
Publicação:
O Corpo de Bombeiros Militar recebeu, nesta quarta-feira (25), o reforço de três novos caminhões de combate a incêndio e um micro-ônibus em Santa Maria, na região Central. As viaturas, adquiridas com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) e do Ministério Público do Trabalho, custaram R$ 1,6 milhão. A entrega dos veículos aconteceu no 4º Batalhão de Bombeiro Militar, com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Dois caminhões e um micro-ônibus ficam em Santa Maria, enquanto o terceiro caminhão vai para São Gabriel. Schirmer saudou a parceria entre poderes, alinhada com o momento de reestruturação do Corpo de Bombeiros do RS. "Hoje, o Estado conta com uma corporação moderna e enxuta, que busca maximizar os recursos existentes e aposta na integração. Contribuir com os bombeiros militares representa apoiar a construção de uma instituição preparada para atender às demandas da sociedade", afirmou.
O procurador regional do MPT, Evandro Paulo Brizzi, salientou a importância da parceria para Santa Maria e São Gabriel, bem como para as cidades vizinhas. "Permitirá uma resposta mais qualificada dos bombeiros em caso de necessidade. O MPT também possui um papel na Segurança Pública, na medida em que atua para garantir os direitos dos trabalhadores, como a prevenção de acidentes e uma remuneração justa. Nos jovens, esta ação possui um impacto ainda mais positivo, pois torna mais atrativo o mercado, em detrimento do destino incerto presente na criminalidade", observou.
Exemplo nacional
O apoio do governo estadual, das outras esferas do poder público e da sociedade civil foi destacado pelo comandante-geral da corporação, Cleber Valinodo Pereira. Ele lembrou o ingresso de 463 soldados e o concurso público que proporcionará o reforço de mais 450 servidores. "Sem o respaldo e os investimentos que estão sendo feitos, não conseguiríamos atender as demandas da sociedade e alcançar os números positivos obtidos nesses oito meses de desvinculação e emancipação. Tivemos queda nos prazos de análise de projetos e, hoje, a prevenção contra incêndios do RS é um exemplo positivo em nível nacional", destacou.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, agradeceu os esforços do MPT e do governo do Estado. "Esta ajuda é muito importante. Somada ao Fundo Municipal para a Segurança Pública, que angaria fundos públicos e privados para contribuir com os órgãos de segurança, representa uma importante contribuição", disse.
Texto: Ascom/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom