Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário inaugura nova sede em Porto Alegre

Publicação:

Corregedoria Geral do Sistema Penitenciário inaugura sua nova sede em Porto Alegre
Estrutura da nova sede foi elogiada pela possibilidade de contribuir para um trabalho mais qualificado - Foto: Ascom Susepe

A Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário (CGSP) inaugurou, nesta quinta-feira (23/3), sua nova sede em Porto Alegre, localizada no prédio do Instituto de Previdência do Estado, na Avenida Borges de Medeiros, nº 1.945. O espaço foi planejado para acolher servidores e dar continuidade ao trabalho desenvolvido na antiga sede, que funcionava junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários, no prédio da Secretaria de Segurança Pública (incendiado em agosto de 2021). Desde então, diversos órgãos da área da segurança pública que funcionavam no mesmo endereço tiveram de ser transferidos para outros locais – dentre eles, a própria CGSP.

Para o corregedor-geral, Rafael Schwengber, a inauguração do novo espaço representa a superação de um tempo de adversidades, e o evento marca o compromisso da Susepe/CGSP com os princípios da administração pública, com a instituição e com a sociedade. “O ambiente foi planejado para a realização de um trabalho qualificado, atendendo tanto a critérios objetivos da instrução processual quanto a direitos e garantias estabelecidos nas legislações pátrias”, explicou Schwengber.

A reforma do espaço, que levou cerca de dois meses para ser entregue, vai possibilitar o trabalho de cerca de 31 servidores. Todo o processo de reforma e limpeza contou com a colaboração de mão de obra prisional.

Durante o evento, o superintendente da Susepe, Mateus Schwartz, celebrou a capacidade da instituição e o empenho de seus servidores. Ele destacou a importância de se oferecer condições adequadas a todos aqueles que exercem suas funções na CGSP. “É fundamental que a Corregedoria e seus funcionários contem com estruturas qualificadas para que tenhamos processos, sejam educativos ou correcionais, com a garantia de que todas as ferramentas possíveis estejam à disposição”, afirmou Schwartz.

Ao contar com um local projetado para atender às suas demandas de trabalho, a CGSP garante uma atuação ainda mais ampla em todas as suas diligências, já que todo o efetivo contará com salas e equipamentos adequados às suas tarefas, em especial aquelas que exigem sigilo e discrição.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, abordou como o trabalho realizado pelas áreas da Susepe pode ser visto como modelo para os demais Estados. “A função da Corregedoria é muito importante para que mostremos à sociedade a relevância do que faz a Susepe, objetivando um Estado mais qualificado”, afirmou Viana. “Identificar atos infracionais faz parte das funções da CGSP, não com o entendimento de se punir o servidor, mas, sim, para fazer com que o profissional seja cada vez mais comprometido com o serviço que atenda especificamente a quem precisa dele.”

Texto: Marcelle Schleinstein/Ascom Susepe
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul