Corsan apresenta a prefeito de Gravataí melhorias no sistema para ampliar segurança no abastecimento
Publicação:

O relato das iniciativas implantadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) durante incidente em Gravataí ocorrido na semana que passou, bem como as ações da prefeitura e da empresa buscando evitar novos problemas e garantir mais segurança e confiabilidade ao sistema foram a pauta da reunião realizada na quarta-feira (5/6) entre o prefeito Marco Alba e o presidente da empresa Roberto Barbuti.
O diretor de Operações, Eduardo Carvalho, relatou toda complexidade e a prontidão da Corsan para a retomada do abastecimento depois que um incidente durante a obra da prefeitura no dia 28 de maio causou o rompimento de uma rede de água da Corsan. Foram cinco dias com abastecimento interrompido em 33 bairros da cidade, com equipes da companhia trabalhando dia e noite para realizar o conserto.

“Nos demos conta de que não estávamos lidando mais com a situação de um conserto de tubulação. Tratava-se de uma nova obra, pois até então tínhamos uma adutora enterrada e com a erosão, a cheia do rio e o volume de água, passamos a ter uma tubulação elevada, e tivemos que trabalhar para dar condições para esse novo cenário”, explica o diretor. O abastecimento foi completamente normalizado em Gravataí na segunda-feira (3/6).
Para o futuro, a Corsan mostrou ao prefeito como está a situação do encaminhamento do projeto e obra da nova adutora que deverá ser executada desde a Estação de Tratamento de Água até o centro de Gravataí. Com essa obra, a cidade terá alternativa de abastecimento por dois sistemas da Corsan.
Na questão do esgotamento sanitário, o presidente falou sobre a situação da parceria público-privada (PPP) que aguarda a tramitação na Câmara de Vereadores de Canoas. Gravataí é uma das nove cidades que será beneficiada pelo projeto. “Nossa ideia é dar agilidade a esta PPP que trará muitos benefícios para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Não pensamos em esperar mais”, reforçou o presidente Barbuti em sua manifestação ao prefeito.
Também participaram da reunião, o diretor Financeiro e de Relações com os Investidores, Jorge Melo, o superintendente de Relações Institucionais, André Finamor, e a chefe de Gabinete, Eroni Lago.
Texto: Angélica Ritter/Ascom Corsan
Edição: Marcelo Flach/Secom