Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan assina convênio de cooperação em saneamento em Cachoeira do Sul

Publicação:

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinou convênio de cooperação técnica em saneamento com o município de Cachoeira do Sul nesta quinta-feira (03). Participaram do ato o prefeito Sério Ghignatti e o secretário Estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, além do diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra.

O termo é a primeira etapa para a renovação do contrato de programa com a Corsan. O plano de investimentos da Companhia prevê recursos da ordem de R$ 165 milhões para os próximos 25 anos. A maior parte dos investimentos será focada na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com o objetivo de atingir a universalização dos serviços em 10 anos.

Cachoeira do Sul foi um dos municípios que realizou intenso debate com a população sobre qual caminho seguir na gestão do saneamento. Segundo o prefeito Ghignatti, a opção pelo contrato de programa com a Corsan ocorreu pela disponibilidade da Companhia em realizar investimentos imediatos. O contrato entre a Corsan e a prefeitura prevê ainda a criação de um fundo de gestão compartilhada, em que parte da arrecadação da empresa é destinada a investimentos em esgoto.

Contratos de programa
Até o final do mês de novembro, a Companhia Riograndense de Saneamento chegará ao 217º contrato de programa assinado. Entre os próximos municípios estão Rio Pardo e Montenegro, que realizaram debates sobre a escolha do modelo de gestão do saneamento e optaram por manter a Companhia como prestadora deste serviço.

O contrato de programa é um moderno instrumento, baseado nos planos municipais de saneamento, com diversas cláusulas estipulando os compromissos a serem cumpridos. Este modelo substitui o antigo contrato de concessão. A Corsan é a companhia estadual que mais realizou este tipo de parceria.

Texto: Mariana Martinez
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul