Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan divulga situação de abastecimento na Região Metropolitana

Publicação:

Corsan divulga situação de abastecimento na Região Metropolitana
Caminhões-pipas estão sendo utilizados para distribuição de água - Foto: Divulgação/Corsan

O fornecimento de água está funcionando parcialmente nos bairros Centro, Jardim Fiúza e Jardim Krahe em Viamão. Essas localidades são abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Fiúza, que não estava operando devido a problemas de captação do arroio Fiúza. 

A Corsan está tomando todas as medidas para reduzir os transtornos causados pela chuva no abastecimento de água. Em Alvorada, Viamão, Cachoeirinha e Gravataí, caminhões-pipas estão distribuindo água para a população.

Em Viamão, são cinco caminhões, distribuídos em pontos estratégicos da cidade, onde ficarão até as 23h30min. Confira os locais abaixo:

- Escola Luciana de Abreu (rua Dário Gonçalves Molho, bairro Augusta)

- Praça Central do bairro Santa Isabel

- Escola Caic Monte Alegre (Parque Índio Jari)

- Posto de saúde do bairro Passo Dorneles (próximo ao campo do Canarinho)

- Avenida Figueira, ao lado da escola Jardim Viamar (bairro Jardim Viamar)

Além dos caminhões, há dois pontos de água com livre acesso aos moradores nos seguintes locais:

- Praça Central – atrás do reservatório, junto ao banheiro público, no cruzamento das ruas Cirurgião Vaz Ferreira e Osvaldo Aranha

- Estação de Tratamento de Água (ETA) Fiúza – rodovia Acrisio Prates

Em Alvorada, seis caminhões estão circulando pelos bairros e percorrerão os seguintes roteiros até as 22h:

1 – Posto de saúde PAM 8, Sítio dos Açudes (Rua Henrique Dias), Umbu (Vista Alegre com Dezoito de Julho) e Tijuca (Praça da Rua do Parque)

2 – Creches da Pátria e Dr. Flores, Caxambu (bairro), Helenita (Rua Realengo) e Posto Vila Elza

3 – Algarve (Elmira P. da Silveira com Canários), Porto Verde (Santa Edviges, próximo à Paróquia Santa Edviges) e Terra Nova I, II, III e IV.

4 – Jardim Aparecida (Nossa Senhora de Aparecida com Aloísio Brixner; Rua Padre Nóbrega), Stela Maris (Allan Kardec, próximo ao mercado Foka), Torotama (Siqueira Campos, próximo à escola) e Jardim Cocão

5 – Nova Americana (Itararé com Gaspar Martins), Flor da Serra e creche da Mariz e Barros

6 – Vila Barcellos, Fernando Ferrari e Salomé (próximo ao mercado Big Bom)

Também estão sendo abastecidos por caminhões-pipas o Hospital de Alvorada, o Ginásio Tancredo Neves e o QG dos Escoteiros (que distribui água para a população), além das unidades básicas de saúde e creches da prefeitura.

Gravataí e Cachoeirinha 

Em Gravataí e Cachoeirinha, os caminhões-pipas estão atendendo hospitais, postos de saúde, creches, escolas e os bairros mais afetados, como Moradas do Vale e Parque dos Eucaliptos.

A ETA de Cachoeirinha abastece a cidade e parte de Gravataí. Está operando apenas com metade da sua vazão normal, devido à inundação ocorrida na captação de Cachoeirinha. Em virtude da quantidade reduzida de água disponível, a Corsan precisa alternar o abastecimento entre bairros, buscando amenizar ao máximo o tempo de baixa pressão ou de desabastecimento em cada local.

Confira abaixo os bairros e os períodos em que deve ocorrer baixa pressão ou interrupção de abastecimento nos próximos dias:

Em Cachoeirinha

Entre o fim da noite e o início da manhã: Granja Esperança, Espírito Santo, Nova Cachoeirinha, Canarinho, Monte Carlo, Betânia, Santa Cruz, Túnel Verde, Piacenza, Firenze, Venezia, Vicenza, Moradas do Bosque, Jardim do Bosque e Chácara das Rosas. Durante o dia, pode ocorrer baixa pressão nesses bairros.

Entre os turnos da tarde e da noite: Olaria, Veranópolis, Imbuhy, Vila Márcia, Mauá, Vila Regina, Santo Ângelo, Vila Eunice, Jardim Vitória, Carlos Wilkens e Jardim América, Parque da Matriz e Vale Ville.

Entre o início da tarde e a madrugada: Vista Alegre, Nair e Fátima.

Em Gravataí

Entre o fim da noite e o início da manhã: Moradas do Vale I, II, III, Tom Jobim, Águas Claras, Esplanada, Parque dos Eucaliptos, Parque Garibaldino e Planaltina. Durante o dia, pode ocorrer baixa pressão nesses bairros.

Entenda a situação

As estações de captação de Alvorada e Cachoeirinha permanecem inundadas, devido às fortes chuvas e à cheia do rio Gravataí. Por medida de segurança, os equipamentos seguem desligados para não queimarem. A situação está afetando o abastecimento em todos os bairros de Alvorada e Viamão, e em partes de Cachoeirinha e Gravataí.

A normalização do fornecimento depende da baixa no nível do rio. Confira informações atualizadas no site da Companhia - www.corsan.com.br -, na seção "Interrupção de Abastecimento", ou ligando para o Corsan 24 Horas (0800.646.6444). As previsões de normalização fornecidas pelo site e pelo call center são estimativas de momento, baseadas em análises técnicas, e podem sofrer alterações caso ocorram mudanças significativas na situação.

Texto: Ascom/Corsan
Edição: Rui Felten/CCom 

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul