Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan está presente na Rio Water Week, no Rio de Janeiro

Publicação:

corsanlogo2
A empresa receberá troféus do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, apresentará iniciativas bem-sucedidas e terá estande - Foto: Divulgação

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está presente no mais importante evento sobre água no mundo: a Rio Water Week (RWW) – Semana da Água do Rio, que acontece desta segunda-feira (26) atá quarta-feira (28), no Riocentro, no Rio de Janeiro. A empresa receberá troféus do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), apresentará iniciativas bem-sucedidas e terá um estande com decoração tipicamente gaúcha. A realização do evento é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Oito superintendências regionais da Corsan conquistaram posições de destaques entre os vencedores e finalistas do PNQS, que é o maior reconhecimento do setor de saneamento no Brasil. Na cerimônia de premiação, marcada para quarta-feira (28), as regionais Sul (Sursul) e Litoral (Surlit) receberão o Troféu Quíron Bronze por terem vencido o Nível 1 – Compromisso com a Excelência. Nessa categoria, as superintendências das Missões (Surmis) e Pampa (Surpa) ficaram entre as finalistas. Já as regionais Planalto (Surpla), Sinos (Sursin), Central (Surcen) e Fronteira (Surfro) foram finalistas do Nível 2 – Rumo à Excelência. As dez superintendências regionais da Corsan submeteram-se à avaliação externa na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”.

No seminário de Benchmark do PNQS, a Companhia terá a oportunidade de apresentar as iniciativas que levaram ao reconhecimento das oito superintendências. O planejamento das ações para a implantação do modelo de gestão nas regionais da Corsan será explanado pelo assessor da presidência Sandro Camargo, que é coordenador-geral da Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental (CTIDSA) da Abes. Participam da apresentação os superintendentes regionais Eduardo Bacigaluz Guimarães (Sursul) e Adalcir Rodrigues da Silva (Surlit). Camargo também vai coordenar reunião da CTIDSA, na qual serão discutidas melhorias para o Guia de Referência para a Medição do Desempenho de 2019.

Ainda durante o seminário, o case “Soluções para universalização de esgotamento sanitário em locais de baixa densidade demográfica” (voltado para a limpeza de fossas sépticas) será apresentado pelo gerente do projeto na Companhia, Thiago de Hermann Prestes. A iniciativa foi classificada para apresentação oral no prêmio Inovação em Gestão do Saneamento. No seminário, empresas de todo o país realizarão cerca de cem apresentações sobre a gestão das companhias premiadas e sobre cases de inovação e de eficiência operacional, entre outros temas.

O engenheiro da Corsan Ricardo Röver Machado, que coordena a Câmara de Gestão de Perdas da Abes, está participando da organização da RWW. O profissional integra grupo que organizou os temas em sessões e palestrantes e, junto com outros especialistas reconhecidos em suas áreas, vai coordenar e acompanhar, durante a RWW, as atividades referentes aos temas “Gestão eficiente” e “Monitoramento e relatórios do Objetivo 6 do Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Estande gaúcho

A Expofeira, que ocorre em paralelo à RWW e às atividades do PNQS, contará com um estande da Corsan. O espaço de 50 m² estará decorado ao estilo regionalista. No local, o público vai conhecer melhor a Companhia e o Rio Grande do Sul e receber informações sobre dois cases de sucesso: o de soluções para universalização do esgotamento sanitário (citado acima) e o projeto de regularização de ligações “Água, Vida e Cidadania”, gerenciado por Juliana Soares Borba. A Expofeira reunirá companhias de saneamento, instituições e fornecedores do setor.

Mais de 40 profissionais de todas as regionais da Corsan participarão do evento para conhecer ações, soluções e cases de outras empresas de saneamento públicas e privadas, com foco na melhoria dos resultados. Também estarão presentes o diretor-presidente, Jorge Melo, e os diretores Administrativo, Alberto Carlos Paganella, e de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade, Jean Carlo Flores Bordin.

Encontro mundial

A RWW é um evento que já ocorreu em outros países e reúne profissionais e empresas do Brasil e do exterior, bem como a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais, para discutir a água em sua concepção mais ampla, políticas públicas, soluções e tecnologias. O foco está voltado ao Objetivo 6 do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030.

Já o seminário de Benchmark do PNQS e sua cerimônia de premiação são momentos para reconhecer as companhias do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. Também são uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, com a apresentação de metodologias utilizadas pelas organizações para melhorar seus resultados. Saiba mais em pnqs.com.br.

Texto: Douglas Carvalho/Corsan
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul