Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan informa situação de abastecimento de água na Região Metropolitana

Publicação:

Corsan informa situação de abastecimento de água na Região Metropolitana
Hospital de Caridade de Viamão é um dos locais que estão sendo abastecidos por caminhão-pipa - Foto: Divulgação/Corsan

As estações de captação de Alvorada e Cachoeirinha permanecem inundadas, devido às fortes chuvas e à cheia do rio Gravataí. Por medida de segurança, os equipamentos dessas estações seguem desligados para não queimarem. A situação está afetando o abastecimento em todos os bairros de Alvorada e Viamão e em partes de Cachoeirinha e Gravataí (listagem abaixo).

A normalização do fornecimento de água depende da baixa no nível do rio. As previsões divulgadas pelo site www.corsan.com.br, na seção "Interrupção de Abastecimento" ou pelo telefone Corsan 24 Horas (0800.646.6444) são estimativas de momento, baseadas em análises técnicas, e podem sofrer alterações em caso de mudanças significativas na situação.

Em Taquara, onde problemas elétricos na captação tinham afetado o abastecimento nesta terça-feira (21), o bombeamento já voltou a operar, e o serviço deve ser normalizado nesta noite.

Bairros afetados

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cachoeirinha abastece a cidade e parte de Gravataí. A água tratada é captada em dois mananciais: o rio Gravataí e o Arroio das Garças. A captação do rio Gravataí não está funcionando, porque está alagada. Por isso, a estação de tratamento está operando apenas com a água oriunda do Arroio das Garças – ou seja, somente com uma parte da vazão normal. Em virtude da quantidade reduzida de água disponível, a Corsan precisa alternar o abastecimento entre bairros, buscando amenizar ao máximo o tempo de baixa pressão ou de desabastecimento em cada local.

Confira abaixo os bairros e os períodos em que deve ocorrer baixa pressão ou interrupção de abastecimento nos próximos dias:

Cachoeirinha:

Entre o fim da noite e o início da manhã: Granja Esperança, Espírito Santo, Nova Cachoeirinha, Canarinho, Monte Carlo, Betânia, Santa Cruz, Túnel Verde, Piacenza, Firenze, Venezia, Vicenza, Moradas do Bosque, Jardim do Bosque e Chácara das Rosas. Durante o dia, pode ocorrer baixa pressão nesses bairros.

Entre os turnos da tarde e da noite: Olaria, Veranópolis, Imbuhy, Vila Márcia, Mauá, Vila Regina, Santo Ângelo, Vila Eunice, Jardim Vitória, Carlos Wilkens e Jardim AméricaParque da Matriz e Vale Ville.

Entre o início da tarde e a madrugada: Vista Alegre, Nair e Fátima.

Gravataí:

Entre o fim da noite e o início da manhã: Moradas do Vale I, II, III, Tom Jobim, Águas Claras, Esplanada, Parque dos Eucaliptos, Parque Garibaldino e Planaltina. Durante o dia, pode ocorrer baixa pressão nesses bairros.

Caminhões-pipa

O abastecimento emergencial por caminhões-pipas em Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão está sendo priorizado para hospitais, postos de saúde, creches e escolas. Além do fornecimento a esses locais, há caminhões-pipas da Corsan distribuindo água nos endereços abaixo, até meia-noite desta terça-feira (21):

- Escola Luciana de Abreu - Rua Dario Gonçalves Molho

- Coordenadoria Operacional Santa Cecília – Rua José Costa Carvalho, 221, bairro Santa Cecília

- Em frente à antiga fábrica da Mumu – Avenida Senador Salgado Filho, parada 43

- Escola Barão de Lucena – Rua da Saudade, bairro São Tomé

Também há dois pontos de água com livre acesso aos moradores nos seguintes locais:

- Praça Central – atrás do reservatório, junto ao banheiro público, no cruzamento das ruas Cirurgião Vaz Ferreira e Osvaldo Aranha

- Estação de Tratamento de Água (ETA) Fiúza – rodovia Acrísio Prates.

Texto: Ascom/Corsan 
Edição: Rui Felten/CCom 

 

 

 

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul