Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan instala força-tarefa em Santa Cruz do Sul

Publicação:

Desde segunda-feira (23), a Companhia Riograndense de Saneamento realiza uma força-tarefa em Santa Cruz do Sul para corrigir problemas no abastecimento de água da cidade. O trabalho envolve diversas Superintendências Regionais e das Diretorias Comercial
Corsan instala força-tarefa em Santa Cruz do Sul

Desde segunda-feira (23), a Companhia Riograndense de Saneamento realiza uma força-tarefa em Santa Cruz do Sul para corrigir problemas no abastecimento de água da cidade. O trabalho envolve diversas Superintendências Regionais e das Diretorias Comercial e de Operações totalizando 21 trabalhadores que atuam em duas frentes. Uma delas, composta por funcionários das Superintendências Regionais, visa detectar e consertar vazamentos invisíveis, com o uso de hastes eletrônicas em vistorias de imóvel em imóvel.

 O outro grupo, integrado por técnicos em hidrologia e engenheiros da SUMOP (Superintendência de Manutenção e Operação) e da SURCEN (Superintendência da Região Central), destina-se a efetuar um diagnóstico operacional, analisando o sistema de distribuição e identificando problemas a corrigir.

Resultados positivos
O trabalho desenvolvido já começou a viabilizar melhorias. Os reservatórios da cidade estão amanhecendo com melhor quantidade de água acumulada a cada dia. Além disso, desde quinta-feira (26), não é necessária a realização de manobras de direcionamento de água. As equipes ainda vão continuar os trabalhos por um período de cerca de 45 dias.

Nesta sexta-feira (27), o diretor de Operações da Corsan, Ricardo Rover Machado, esteve em Santa Cruz do Sul, onde participou de ações da força-tarefa e prestou informações à comunidade em entrevistas a veículos locais. Segundo o diretor, o município precisa de obras estruturantes, com uma visão de futuro para o saneamento. As obras que a Corsan vem realizando são para manutenção do abastecimento. A não renovação do contrato com a prefeitura impede que a companhia invista pesado na cidade, afirmou Machado.

Com o compromisso de garantir mais saneamento para Santa Cruz do Sul, a companhia garantiu, em proposta apresentada ao Executivo Municipal, investimentos de R$ 24 milhões em melhorias no sistema de abastecimento de água e de R$ 10 milhões no de esgotamento sanitário. Na ocasião, porém, a prefeitura optou por não aceitar a oferta.

Texto: Douglas Carvalho
Foto: Divulgação/Corsan
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul