Corsan investe R$ 400 mil em estação de bombeamento de esgotos em Santa Maria

Iniciam obras de EBE em Santa Maria
Assinatura foi no Salão Cultural da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - Foto: João Paulo Flores/ Ascom Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deu a largada, em Santa Maria, nesta sexta-feira (15/10), para a construção de uma estação de bombeamento de esgotos. A ordem de início dos trabalhos, um investimento de R$ 400 mil, foi assinada no Salão Cultural da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM). Participaram o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, o superintendente da região Central da Corsan, José Epstein, e a gestora da Unidade de Saneamento Especial da companhia, Andréia de Moraes Zanini.

Viana relembrou que a Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) será denominada Agostinho Sangoi, antigo morador e comerciante do bairro, tendo se destacado em ações na comunidade. O secretário disse que a assinatura do início das obras ocorreu no Dia do Professor, ressaltando a presença de inúmeros mestres universitários no evento.

Pozzobon enumerou as parcerias entre a prefeitura e a Corsan, entre as quais o projeto para levar água e tratamento de esgoto para a área em que o município apresenta como candidata a receber a Escola de Sargento das Armas. O prefeito ressaltou os investimentos de R$ 130 milhões em andamento na ampliação de redes coletoras e da Estação de Tratamento de Esgotos Lorenzi, que vão melhorar a infraestrutura em esgotamento sanitário na cidade.

Para o superintendente José Epstein, os investimentos que a Corsan realiza no esgotamento sanitário terão significativos reflexos na qualidade de vida e do ambiente. A EBE Agostinho Sangoi foi projetada para transpor curso d’água existente com 2,2 metros de desnível, numa extensão de 140 metros e vazão de três litros por segundo, bombeando o esgoto da região ao emissário localizado na esquina das ruas Pedro Laura e Guilherme João Fabrin. O prazo para execução dos trabalhos é de 120 dias.

Texto: João Paulo Flores/Ascom Corsan