Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan participa do encerramento da Semana da Água em Viamão

Publicação:

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) participa, nesta sexta-feira (30), do encerramento da 23ª Semana Interamericana da Água e 16ª Semana Estadual da Água. A solenidade ocorre às 11h, na Quinta da Estância, a maior fazenda de turismo rural pedagógico e ecológico do país, localizada em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O local tem mais de 100 hectares de área e atende a grupos de escolas, universidades, empresas e famílias.

Pela manhã, está prevista a visitação de 350 alunos de escolas estaduais e municipais de Porto Alegre e região, que podem assistir à apresentação da peça teatral 'Do outro lado do buraco', da Cia. Teatral Ato Espelhado, e participar de uma oficina com simulador de consumo de água e simulador de chuva. A atividade é promovida pela Abes-RS (seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com a parceria da Corsan e de diversas instituições, tanto governamentais das três esferas, quanto organizações sociais dos mais diversos segmentos.

A Semana da Água teve abertura oficial na última sexta-feira (23) em Tramandaí, e atividades em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Essa é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil, com reconhecimento internacional, uma vez que o período de encontro, reflexão e avaliação se destina a incentivar a cooperação para tornar o planeta sustentável. 

A Corsan oferece ainda o Caminho das Águas, no qual as crianças se divertem e aprendem sobre os cuidados com a água e o meio ambiente. Com a presença do diretor de Operações, Eduardo Carvalho, a Corsan distribuirá brindes e água para o público presente. 

Com o simulador de consumo, as crianças aprendem a identificar o desperdício e a economizar água. Com o simulador de chuva, podem observar o que ocorre quando há chuva forte ou torrencial em diferentes tipos de terreno: inundações em área urbana impermeabilizada; erosões e assoreamento de rios em área desmatada; ou escoamento sem erosões e sem inundações, em área com cobertura vegetal. As crianças aprendem ainda a identificar as diferentes fontes de água (rios, lagos, açudes, poço comum, poço artesiano, captação de água da chuva em cisternas etc.), o caminho seguido pelas águas servidas e o perigo representado pelas águas paradas. 

O lema da Semana da Água em 2016 é 'Água parada, resíduos acumulados, saúde em risco'. A coordenadora do evento, jornalista Maria de Lourdes Wolff, diz que em mais de 20 anos de mobilização, sabe-se que resíduo não coletado e disposto de forma errada se torna agente poluidor. Mesmo quando coletado, disposto em aterros a céu aberto ou em áreas alagadas, continua a gerar problemas sanitários e de contaminação hídrica nos locais onde é depositado, trazendo doenças à população. 

Além do apoio da Quinta da Estância (localizada na Estrada da Estância Grande, 395, RS 118, km 32, em Viamão) a solenidade de encerramento da Semana da Água tem o apoio da prefeitura de Viamão, do Serviço de Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiágua/CEVS), da Corsan e da Secretaria da Educação (Seduc).

Texto: Ascom Corsan
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul