CRM integra debate sobre turismo em Candiota
Publicação:
Atenta à visibilidade que Candiota vem ganhando - especialmente quando o carvão passa a se concretizar como uma alternativa mais viável no cenário energético brasileiro - a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) integrou, nessa terça-feira (14), o debate sobre o turismo em Candiota.
As potencialidades carboníferas foram discutidas durante a 1ª Conferência Municipal promovida pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. A Companhia foi representada pelo gerente de Meio Ambiente, Marcel Froes, e pelo técnico em mineração, Djair Luciano.
Autoridades e painelistas realçaram os potenciais da cidade, objetivando a promoção do setor através de três eixos: turismo histórico/cultura, industrial e ecoturismo. A representante da Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RS), Cristina Queirolo Feijó, ressaltou que o turismo é feito por todos e fortalece a região. A presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Sandra Mari Telles, destacou que há projetos disponíveis e que a ideia é transformar a produção em produto turístico.
O prefeito em exercício, Paulo Brum, ao resumir as características do município, ressaltou o mineral: estamos deitados no berço esplêndido do carvão.
Após as explanações, o público foi dividido em três grupos temáticos que abordaram os eixos de exploração. A CRM, dentro do tema turismo industrial, apresentou ideias ao debate. Djair expôs, por exemplo, que já ocorrem visitações na empresa, mas que podem ser mais frequentes desde que agendadas e organizadas. A CRM está sempre à disposição e com certeza estará engajada nesses roteiros, observa.
As propostas foram encaminhadas ao coordenador de turismo, Gildair Paixão, e serão consideradas na formação do plano de turismo municipal a ser desenvolvido por conselho específico.
Texto: Nadiane Momo
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305