Cultura cubana homenageada no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Publicação:
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) reúne na noite da próxima quarta-feira (14) eventos que destacam a cultura cubana. Quarta Tem Sarau no Quarto - Sentimentos de Mundo, sarau apresentado pela poetisa Daniela Damaris, é o primeiro deles. Nesta edição, que ocorre às 19h, na sala O Retrato, 4º andar, o convidado para um bate-papo é Emilio Fernández de La Vega, poeta, pintor, fotógrafo e crítico de arte cubano que vive na Flórida (EUA).
Na pauta, a poesia cubana de Nicolás Guillén, com quem de La Vega manteve contato na década de 70. O poeta Guillén (1902-1989) destaca-se principalmente pela abordagem a dois grandes temas: a exaltação do negro e a situação social. Graças ao valor intrínseco de sua obra, assim como ao da obra de Emilio Ballagas e Luis Palés Matos, os problemas da raça negra adquiriram relevo e categoria dentro do âmbito da literatura de língua espanhola. Em Guillén esses temas tomam alento superior. Junto a composições que imitam o ritmo das danças negras estão as de intenção social, nas quais se mistura uma espécie de messianismo racial.
O convidado da noite, Emilio Fernández de La Vega, possui uma relação especial com a capital gaúcha. Minha obra pictórica está muito ligada a Porto Alegre, cidade que me abriu suas portas generosamente em 1990, afirma. O artista diz que procurou refletir a impressão profunda que teve do Brasil com sua natureza, sua gente e sua cultura. Ele reconhece no Brasil um movimento cultural muito intenso e de alto nível seletivo no consumo artístico, especialmente em Porto Alegre. Livros de Emilio estarão disponíveis à aquisição durante o evento.
A outra atração da noite será a apresentação do também cubano Arnel Hechavarria, professor e instrutor de dança, que fará exibições com seus alunos de salsa e roda de casino, estilo que difunde há oito anos em Porto Alegre. Nascido em Santiago de Cuba, Arnel também ensina outros ritmos caribenhos, dentre os quais estão o merengue, chá-chá-chá, bolero, bachata e rumba. O espetáculo ocorre junto à exposição Luz de Cuba, da fotógrafa Lisette Guerra, em parceria com o CCCEV, que está na sala O Aquipélago, 1º andar, onde permanece até o dia 21 de dezembro. As imagens da mostra, que tem curadoria de Alfredo Aquino, foram captadas pela fotógrafa em várias localidades do interior de Cuba.
Sobre Nicolás Cristóbal Guillén Batista (1902-1989)
Sua militância comunista, que data de 1937, lhe valeu prisões e perseguições. Em 1954 recebeu o Prêmio Lênin da Paz. No advento do regime revolucionário de 1959, foi um dos seus mais destacados defensores. No rastro da Revolução compôs poemários como Tengo (1964) ou El diario que a diario(1972). Em 1961 foi eleito presidente da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba. Muitos de seus poemas têm sido musicados por artistas como Quilapayún, Paco Ibáñez, Inti Illimani e Xulio Formoso, o qual gravou no ano de 1975 um álbum inteiramente dedicado a sua obra, intitulado Guillén el del son entero.
Sobre Emilio Fernández de La Vega
Nasceu em Cuba, em 1948. Formado pela Escuela Nacional de Artes (ENA), em Havana, e pelo Instituto Surikov em Moscou, também estudou Crítica Teatral no Instituto de Cinematografia de São Petersburgo (Stalingrado), na antiga União Soviética. Em Cuba, seus trabalhos estão expostos em galerias de todo o país, mas também já realizou exposições nos Estados Unidos, Brasil, Espanha, Rússia e Canadá. Como escritor, Emilio tem uma vasta produção passando pela poesia, o conto e o testemunho. Aos 20 anos obteve primeira menção no Concurso Nacional de Poesia Julian del Casal promovido pela Union Nacional de Escritores y Artistas de Cuba (Uneac). Foi finalista do Prêmio Juan Rulfo, em Paris. Ao longo de sua carreira, realizou trabalhos importantes como crítico de arte, curador, cenógrafo, radialista e documentarista. Realizou conferências sobre arte cubana em universidades do Brasil e Uruguai.
Quarta Tem Sarau no Quarto - Sentimentos de Mundo - Poeta cubano Nicolás Guillén - Exposição Luz de Cuba - Apresentação de Salsa
Dia 14 de dezembro de 2011, quarta-feira, às 19h
Onde: Centro Cultural Erico Verissimo (Andradas, 1223), em Porto Alegre
Quanto: Entrada franca
Informações: (51)3226.7974
Texto: Assessoria de imprensa CCCEV
Edição: Redação Secom