Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cultura da integridade na educação pública

Publicação:

Por Álvaro Luís Gonçalves Santos

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) tem como missão a promoção da boa governança dos recursos públicos, o combate à corrupção e o estímulo ao controle social. Recentemente, por sinal, a Cage reforçou suas competências de promoção da integridade pública e privada. Portanto, cabe ao órgão a avaliação de programas de compliance de empresas que contratam com o Estado, além da coordenação dos programas de integridade da administração pública estadual.

Contudo, o entendimento institucional é de que uma política pública que se pretenda eficaz não pode focar somente no aparato estatal e naqueles que se relacionam com o ente público, mas deve alcançar toda a sociedade gaúcha, principalmente os mais jovens. Essa é uma diretriz da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para quem “Educação para a Integridade Pública” significa “inspirar comportamentos éticos e munir os jovens com conhecimentos e habilidades para combater a corrupção”.  

Com esse objetivo, a Cage criou o Projeto Escola Íntegra, que se propõe a difundir a cultura de integridade entre alunos da Rede Estadual de Ensino Público do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Concurso de Manifestações Artísticas sobre o tema e da disponibilização de cartilhas informativas aos participantes.

Poderão participar do projeto-piloto alunos matriculados e cursando o Ensino Médio em escolas públicas gaúchas de Porto Alegre. O edital foi lançado no retorno às aulas na Rede Estadual de ensino, em 23 de fevereiro. As inscrições vão até 30 de julho. Mais detalhes e informações sobre o projeto podem ser encontrados no site da Cage.  

Sabemos que a corrupção é um problema complexo e arraigado na sociedade, mas temos consciência de que formar estudantes e cidadãos que tenham a ética como mote principal de suas vidas é o caminho para um país mais íntegro. É uma luta que vale a pena e que depende de todos nós.

Contadoria e Auditoria-Geral do Estado

Portal do Estado do Rio Grande do Sul