Cultura de arroz irrigado evolui no Rio Grande do Sul
Publicação:
Todos os 1.098.818 hectares de arroz plantados no Estado estão com bom desenvolvimento. De acordo com o último levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), cerca de 68,5% das plantas estão no estágio vegetativo, 31,5% em desenvolvimento reprodutivo e 0,01% (106 hectares) já em maturação, especialmente em Candelária, que responde por 4,44% do total da produção gaúcha do cereal, com 15,1 mil hectares plantados na safra 2008/09.
Maior região produtora do Rio Grande do Sul, a Fronteira Oeste conta com 64,77% das lavouras em desenvolvimento vegetativo e 35,23% já no reprodutivo. Para a safra atual, a Zona Sul tem 177,53 mil hectares em cultivo, com 37,84% das plantas no ciclo reprodutivo. O destaque é a localidade de Santa Vitória do Palmar, com 55% do total de 68 mil hectares evoluindo no reprodutivo.
Chuva para a Campanha
Na Campanha, o município de Cacequi enfrentou alguns problemas durante a época de semeadura, por ocasião das chuvas excessivas de outubro. O somatório das precipitações chegou a 302 milímetros, mais precisamente na segunda quinzena do mês, o que levou ao retorno tardio da semeadura, próximo ao dia 10 de novembro, explica o agrônomo Lucas Copetti, do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) da localidade.
Até o final do ciclo do arroz, a expectativa é de chuva, a fim de amenizar a falta de água nos rios da região que começou em novembro. A previsão para este final de semana e também para a semana que vem é boa, com índices de pluviosidade em torno de 20 a 40 mm, o que pode indicar o restabelecimento da irrigação e permitir uma safra boa, observa Copetti.