Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cultura lança catálogo e entrega o I Prêmio de Artes Visuais

Publicação:

O I Prêmio de Artes Visuais do Estado, criado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) foi entregue na noite desta terça-feira (25), na Casa de Cultura Mario Quintana. O vencedor da primeira edição foi
Cultura lança catálogo e entrega o I Prêmio de Artes Visuais

O I Prêmio de Artes Visuais do Estado, criado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) foi entregue na noite desta terça-feira (25), na Casa de Cultura Mario Quintana. O vencedor da primeira edição foi o artista plástico Rogério Severo.

O evento contou com a presença do secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, que destacou o importante papel das artes no processo de inclusão social e circulação dos bens simbólicos. Pela primeira vez o Estado tem um prêmio específico para as artes visuais. Por meio da prática permanente da secretaria que é uma política de editais, foram selecionados os trabalhos dos artistas constantes no catálogo que também lançamos nesta noite.

Assis Brasil também abordou o valor das artes visuais na representação do real. Várias artes disputam o privilégio de ser a melhor representadora do real, mas talvez as artes visuais sejam as que têm potencialmente mais condições para esta tarefa, pela sua variedade e sua presença na vida das pessoas.

A diretora do Ieavi, Vera Pellin, ressaltou os objetivos do prêmio. Acreditamos com isso que restabelecemos a missão do Instituto de adotar medidas de fomento e estimulo à difusão e à produção da arte contemporânea em nosso estado.

A solenidade integrou a programação dos 22 anos da Casa de Cultura Mario Quintana. O diretor da Casa, Manoel Henrique Paulo, falou sobre o valor da casa para os gaúchos. Esses 22 anos representam a consolidação de um espaço que é referência no país como um centro cultural que abriga todas as linguagens. Manoel Henrique agradeceu ainda o apoio do Banrisul que mantém as atividades da casa e a parceria da Associação de Amigos da CCMQ.

Prêmio Ieavi 2012

O Prêmio Ieavi de Artes Visuais já selecionou os concorrentes da segunda edição e as obras começam a ser expostas nos três espaços da CCMQ. Estão abertas as mostras: A glória da decadência, de Martin Heuser, na Galeria Augusto Meyer (3º andar); Força Vertical, de Diane Sbardelotto, no Espaço Maurício Rosenblatt (3º andar); e Nephilins, de Paula Fiori, na Fotogaleria Virgílio Calegari (7º andar).

O Ieavi recebeu 60 inscrições de artistas de todo o Estado, das quais 21 foram selecionadas por uma comissão composta por Ana Flávia Baldisserotto (formada em Artes Plásticas pela Ufrgs, mestre em História, Teoria e Crítica de Artes também pela Ufrgs, artista e professora do Atelier Livre da PMPA e na Arena coordena os grupos de orientação), Eduardo Veras (jornalista, crítico de arte e professor de teoria e critica da arte da Unisinos) e Leonardo Azevedo Felipe (jornalista e gerente artístico da Galeria de Arte da Fundação Ecarta), sob a coordenação da diretora do Ieavi, Vera Pellin. A comissão apreciou a qualidade dos projetos, considerando os critérios de originalidade, contemporaneidade, adequação física e conceitual ao espaço expositivo.

Os projetos contemplados ocuparão uma das três galerias do Ieavi em um dos sete períodos previstos no edital, até 04 de agosto de 2013. Durante este período, a Comissão de Seleção seguirá analisando todas as exposições para definir os três vencedores, um por espaço expositivo, que receberão o valor de R$ 10 mil cada. O prêmio em dinheiro será concedido em solenidade depois que todas as exposições tiverem sido inauguradas.

Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul