Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cultura participa de fórum de microprojetos no Território de Paz em Alvorada

Publicação:

Com representações de diversos segmentos da sociedade civil, instituições dos governos municipal, estadual e federal e de mulheres das comunidades que integram o Território de Paz, foi realizado ontem, em Alvorada, o Fórum que definiu as ações integradas para a implantação de política públicas de garantia de direitos. A Secretaria da Cultura participou do evento, representada pelas coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares e da diretoria de Cidadania Cultural.

Segundo a coordenadora do Projeto Mulheres da Paz em Alvorada, a socióloga Luciana Pazini Pap, também representante da Secretaria Municipal de Trabalho Ação Social e Cidadania, as ações integradas definem as estratégias da sua secretaria no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). As deliberações do Fórum referendam as ações compartilhadas com o programa Mais Cultura, de apoio aos microprojetos nos Territórios de Paz.

O Comitê Gestor é a instância deliberativa que orienta as iniciativas no Território de Paz em Alvorada. Associações de moradores, igrejas, escolas e clubes sociais compõem com os órgãos públicos o conjunto de representações que integram o Fórum. Para as ativistas sociais Vera Conceição, Silvia Ritta e Bárbara Mello, representantes da ONG Movimentação, e para a educadora popular e representante da Oscip Guayí, Cristina Bottaro, todas as iniciativas têm proporcionado a participação das comunidades em todas as frentes dos projetos.

O Grupo de Estudo do Ponto de Leitura da ONG Movimentação formatou 12 iniciativas dos microprojetos que integram as diferentes linguagens culturais, respeitando as identidades das localidades do Território de Paz.

Texto: João Prudêncio
Edição: Redação Secom (51) 3210-4288

Portal do Estado do Rio Grande do Sul