Curso de qualificação para o Polo Naval do Jacuí tem aula inaugural nesta terça-feira
Publicação:
A aula inaugural da primeira turma dos cursos de qualificação para o Polo Naval do Jacuí, com o objetivo de formar profissionais para a indústria oceânica, ocorre nesta terça-feira (26).
Resultado de parceria entre o Governo do Estado, empresas e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a capacitação, promovida por BG Brasil, Iesa Óleo & Gás, Metasa e prefeitura de Charqueadas, é uma extensão do projeto já realizado em Rio Grande. A cerimônia inicia-se às 15h, na Escola Técnica Cenecista Carolino Euzébio Nunes (ERS-401, nº 3.300), em Charqueadas.
Articulado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), com apoio do Pacto Gaúcho pela Educação, o programa tem aulas ministradas por mprofessores do Senai de Triunfo. A primeira fase é constituída por 84 vagas - das quais 28 já na primeira turma -, preenchidas por profissionais indicados pelas empresas.
Todos os alunos desta primeira turma já trabalham nas empresas que atuam no Polo Naval do Jacuí. Por isso, os conhecimentos adquiridos servirão de imediato para qualificar a produção da indústria oceânica gaúcha, explica o vice-presidente da AGDI, Aloísio Nóbrega, que representará a instituição na aula inaugural.
Nesta primeira fase, BG-Brasil, Iesa e Metasa estão investindo R$ 520 mil na formação. Em 2014, com novos convênios, o total de vagas poderá chegar a 500. Como já estão operando na região, Iesa e Metasa participam do projeto piloto, sendo beneficiadas com as vagas iniciais.
Para a BG Brasil, sócia da Petrobras na exploração do pré-sal, a qualificação aos profissionais que atuam no Jacuí é importante porquea as empresas estão produzindo módulos e plataformas que serão usadas nas suas atividades de exploração.
Texto: Bianka Nieckel
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305