Dados do Observatório de Turismo são apresentados em seminário que discute as potencialidades do setor
Publicação:

A Secretaria do Turismo (Setur-RS) promove nesta quinta-feira (16) o I Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul. No evento, estão sendo apresentados dados do setor coletados desde o início deste ano, como o fluxo aéreo no Estado, demanda internacional, os países campeões em emissão de turistas, número de empresas e de empregados, meios de hospedagem e prestadores de serviço, entre outros itens.
Conforme dados da Setur, o turismo representa cerca de 3,1% do PIB do Rio Grande do Sul e gera 4% dos empregos. O Estado é o segundo no país em número de desembarques internacionais e o sétimo em desembarques nacionais. "Em 2014 tivemos um ano atípico, por causa da Copa do Mundo, e apenas no mês do evento recebemos 350 mil pessoas. Mas os dados mostram que o crescimento de nosso turismo vem ocorrendo nos últimos anos de forma contínua”, revelou a secretária adjunta da Setur, Camila Mumbach, que citou diversas iniciativas que estão fazendo a diferença no setor, como seminários regionais, a criação do Plano Diretor do Turismo Gaúcho, mais de 10 mil pessoas qualificadas através de cursos profissionalizantes, entre outros.
O Observatório de Turismo, composto pela Setur e pelo Conselho Estadual do Turismo (Conetur), por meio da Câmara Temática Estudos e Pesquisas e com o apoio de entidades públicas e privadas, é um espaço para coleta e produção de informações, análise e discussão sobre o setor no RS. De acordo com o secretário do Turismo, Márcio Cabral, os dados apurados pelo Observatório contribuirão para o desenvolvimento do turismo gaúcho. "Por meio da disseminação desses números e das informações relevantes que foram captadas até agora, será possível monitorar o setor, auxiliando no processo de tomada de decisões dos gestores públicos e investidores privados na atividade turística do Rio Grande do Sul", afirmou.
Nova ferramenta
O Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul é uma ferramenta inovadora implantada pela Setur e que ficará como legado para as próximas gestões, uma vez que integra o Plano Diretor do Turismo elaborado pela Secretaria. "O lançamento desta nova ferramenta só demonstra o potencial turístico do Rio Grande do Sul. No Ministério, temos discutido a cadeia do turismo brasileiro além dos roteiros clássicos tanto para os brasileiros como para estrangeiros, e com certeza o Estado tem se qualificado como roteiro”, garantiu o representante do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes.
Representante das instituições de ensino superior e coordenadora dos cursos de pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mônica Capellano falou das parcerias entre universidades, órgãos públicos e o setor privado. "É muito importante para a academia iniciativas como a deste seminário e novas ferramentas para que possamos medir e diagnosticar como o setor turístico está caminhando. Estamos atentos e responderemos sempre ao chamado para contribuirmos”, ressaltou.
O mesmo diagnóstico foi feito pelo vice-presidente do Sindicato da Gastronomia e Hotelaria de Porto Alegre, André Barcellos. “Estamos muito felizes com esta parceria, pois por muito tempo o setor turístico e de eventos foi relegado aqui no Estado. Hoje vemos ele sendo tratado com a importância que merece”, comemorou Barcellos.
Debates
Durante todo o dia de hoje, no Auditório Oscar Machado do Centro Metodista IPA, acontecem debates, mesas-redonda e apresentações de trabalhos sobre o setor turístico no Rio Grande do Sul e as perspectivas no Brasil e na América Latina, e como os gaúchos podem se beneficiar disso. No primeiro painel, "Estudos e pesquisas no turismo pelo viés econômico", quatro professores de Economia falaram sobre como capitalizar o setor, que, por natureza, não é dependente apenas do capital e das pessoas investidas, mas necessita do envolvimento de todos dentro da comunidade.
“O turismo tem características que vão além do mero capitalismo de serviços, dependemos de um capital humano preparado e da cultura do povo. Por isso temos que buscar essas soluções assim como estamos fazendo hoje aqui: de forma interdisciplinar e com humildade de todas as partes. E tudo pode ser explorado turisticamente, não apenas roteiros históricos ou naturais. Vejam o caso de cidades que sobrevivem apenas do turismo religioso”, lembrou o coordenador adjunto do mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e pesquisador na Fundação de Economia e Estatística (FEE), Carlos Paiva.
Confira a programação completa:
8h30 - Credenciamento
9h - Abertura Oficial
9h30 - Mesa-redonda: Estudos e pesquisas no turismo pelo viés econômico
Convidados:
- Prof. Dr. econ. Leandro de Lemos – Diretor da Agência de Gestão de Empreendimentos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
- Prof. Dr. econ. Antônio Jorge Fernandes – Universidade de Aveiro (Portugal) e do pós-graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Prof. Dr. PhD econ. Carlos Paiva – Coordenador adjunto do mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e pesquisador na Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser
- Prof. Dr. econ. Wilson Rabahy – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
11h35 - Mesa-redonda: Estudos e pesquisas no turismo analisados pelo viés da Sociologia
Mediadora: Profª Ms. Beatriz Paulus – Diretora executiva da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra)
Convidados (as):
- Profª. Dra. socióloga Marutschka Moesch – Coordenadora do Mestrado em Turismo na Universidade de Brasília (UNB)
- Prof. Dr. sociólogo Mário Riedl – Coordenador do mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
12h35 - Intervalo (Almoço)
14h - Mesa-redonda: Apresentação de dados que subsidiam a composição de núcleos de estudos e pesquisas
Mediador: Prof. Ms. turismólogo Michel Bregolin – Coordenador do curso de bacharelado em Turismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Convidados:
- Prof. Ms. econ. Pablo Herrera – Observatório de Turismo de Buenos Aires/Argentina
- Arquiteto Álvaro Bertoni Sanguinetti – Vice-diretor geral de Turismo da Intendência de Maldonado/Uruguai
15h30 - Mesa-redonda: Núcleos de estudos e pesquisas no Turismo: dados que subsidiam a composição do estado brasileiro – dados e fatos do Ministério do Turismo (Mtur)
16h20 - Apresentação do Painel de Indicadores Sócioeconômicos do Turismo RS
- Secretário de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul - Márcio Cabral
- Administrador Ms. Roberto Pascarella – Gestor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Projeto Observatório de Turismo do RS
Texto: Euclides Bitelo
Edição: Redação Secom