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Daer investe em solução de baixo custo para pavimentação da ERS-373

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O diretor-geral do Daer, José Francisco Thormann, convocou nesta quinta-feira (05) o representante da empresa Retromac, Emídio Ferreira, para apresentar as soluções de pavimentação de baixo custo a partir do uso de equipamento que recicla o material
Daer investe em solução de baixo custo para pavimentação da ERS-373

O diretor-geral do Daer, José Francisco Thormann, convocou nesta quinta-feira (05) o representante da empresa Retromac, Emídio Ferreira, para apresentar as soluções de pavimentação de baixo custo a partir do uso de equipamento que recicla o material local. Queremos verificar se os custos são compatíveis com a nossa produção, saber exatamente o que foi gasto para então comparar com os contratos de conserva e substituí-los, disse Thormann.

Segundo Ferreira, esta máquina aproveitará o material pétreo disponível no subleito, triturando-o e incorporando-o ao solo numa composição tecnicamente denominada de solo agregado. Desta forma, saímos da mesmice, aproveitando o solo local, afirmou Ferreira. Estiveram também presentes na reunião na Sala de Gestão do Daer, o prefeito de Santa Maria do Herval, Rodrigo Fritzen, o diretor de Infraestrutura da Seinfra, Adriano Reinheimer, além de Superintendentes da Autarquia.

Após as explanações da empresa, o prefeito concordou em utilizar a ERS-373, em Santa Maria do Herval, como projeto-piloto para pavimentação progressiva. Em 5 km ao longo da rodovia, a empresa fará testes com diferentes tipos de tratamento do solo sem custos.

Já o revestimento asfáltico será incorporado ao contrato de conserva rotineira da 15ª Superintendência Regional do Daer, com sede em São Francisco de Paula. Isto servirá de laboratório para os 2.600 km não-pavimentados do Estado, disse Thormann. O projeto-piloto terá início na última semana de janeiro e, por ser experimental, estará constantemente sendo monitorado.

Uso sustentável
Esta ação é parte das inovações que o diretor-geral do Daer, José Francisco Thormann, vem preparando para implantar durante a sua gestão. No início de dezembro, ele esteve nos Estados Unidos, ao lado do secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, para conhecer novas técnicas rodoviárias que possam ser incorporadas a futuros programas rodoviários no Estado, com resultados técnicos e econômicos positivos.

Na ocasião, eles entraram em contato com o processo de peletização de asfaltos, que consiste na solidificação do produto com a incorporação de melhoradores ou de pó de borracha proveniente de pneus sem uso. Essa técnica aumenta significativamente a durabilidade das obras rodoviárias e reduz em até 45% os investimentos associados. Além disso, semanalmente Thormann vem organizando encontros entre renomados engenheiros e superintendentes da Autarquia, nos quais já foram apresentadas experiências inovadoras no uso sustentável do material asfáltico e em modalidades de contratação em concessão de rodovia a partir de parceria público-privada.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Social/Daer
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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