Daer libera tráfego na RSC-287, em Santa Maria, sete dias antes do previsto
Publicação:

Três dias depois de começar a recuperação da ponte sobre o Arroio Figueira, na RSC-287, em Santa Maria, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou a liberação do trecho para o tráfego de veículos. As obras de recomposição de um aterro que ruiu foram concluídas sete dias antes do prazo previsto. A autarquia e a Secretaria dos Transportes haviam estimado em dez dias o término dos serviços, mas o bloqueio no quilômetro 227,6 acabou sendo retirado às 19h dessa quinta-feira (15).
Desde a última terça-feira (13), a empresa contratada pelo Daer trabalhou 12 horas diárias na execução da obra - com o apoio da 4ª Superintendência Regional, de Santa Maria. Para recompor o aterro de uma das cabeceiras, que caiu após a forte incidência de chuvas na última semana, foram utilizados 16 caminhões, uma escavadeira, um rolo compactador e uma retroescavadeira. “Para refazer esse aterro, utilizamos 1,5 mil metros cúbicos de rocha, o que nos permitiu trabalhar mesmo sob chuva, sem prejuízo ao material”, salienta o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. “Agimos com toda a agilidade que esse trecho rodoviário exige.”
O diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, reforça que todas as equipes no interior do estado seguem mobilizadas para atuar nas estradas atingidas pelas chuvas intensas dos últimos dias. “Nossas 17 superintendências regionais fazem um trabalho ininterrupto de monitoramento e avaliação dos prejuízos”, complementa. “Nossa prioridade é a segurança dos usuários e procuramos sempre dar uma resposta rápida nesse sentido, especialmente nas ocorrências de caráter emergencial.”
Texto: Júlio Cunha Neto / Ascom Daer
Edição: Léa Aragón/Secom