Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dante Ramon Ledesma será a grande atração da abertura da ExpoTAI

Publicação:

Dante Ramon Ledesma é exemplo de superação e de determinação
Dante Ramon Ledesma é exemplo de superação e de determinação - Foto: Divulgação/Faders

Um dos maiores músicos latino-americanos, Dante Ramon Ledesma é a principal atração da abertura da primeira Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI. O cantor se apresentará no dia 25 de agosto, às 10h, durante o ato oficial. A ExpoTAI ocorrerá no Vida Centro Humanístico, na Zona Norte de Porto Alegre, entre os dias 25 e 27 de agosto, e é promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão.

Exemplo de superação e de determinação, o músico sofreu um sério Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2014, que afetou seu corpo, paralisando o lado esquerdo e prejudicando a fala. A situação se agravou mais ainda quando foi diagnosticado com diabetes. Mesmo com todos os problemas, Dante Ramon Ledesma superou as adversidades, se recuperou e voltou em 2016 a fazer o que mais sabe: cantar. Atualmente, o músico se apresenta com o filho Maximiliano Ledesma e o neto Juanito Ledesma.

O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, se disse honrado com a participação do cantor na programação do evento. “É uma honra para nós e para a ExpoTAI contar com a presença de Dante Ramon Ledesma, um ícone da música e também um grande exemplo de superação e de determinação para todos”, disse Bakof.

A ExpoTAI reunirá estabelecimentos de ensino, entidades, empresas e associações, que apresentarão resultados de trabalhos e pesquisas. Além disso, contará com áreas de convivência e atividades paradesportivas. Empresas como Óticas Diniz e Hyundai já confirmaram presença.

Trajetória

Ledesma nasceu na cidade de Rio Cuarto, entre as províncias de Córdoba e La Pampa, na Argentina. Cantor desde os cinco anos, é formado em Sociologia pela Universidade de Córdoba. Chegou ao Brasil em 1976, mas logo depois retornou ao seu país de origem, onde permaneceu por mais dois anos. Em 1978, passou a viver em Canoas e, em 1983, começou a ganhar destaque com a música 'Orelhano'.

Ledesma conquistou nove discos de ouro e mais de três milhões de cópias vendidas. Foram 19 CDs e três DVDs gravados, além de mais de sete mil espetáculos realizados no Brasil e na América Latina.

Texto: Aline Puthin/Ascom Faders
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul