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Debate discute a produção de biodiesel e o impacto ambiental

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A Fundação Zoobotânica do RS promove o Projeto Verdes Debates com o tema Biodiesel, no próximo dia 06 de julho, às 14h30, no Auditório do Jardim Botânico de Porto Alegre (Rua Dr. Salvador França, 1427), com entrada franca. Participam deste debate representantes da Fepam, da ADFG - Amigos da Terra, do Departamento de Microbiologia/UFRGS e da Embrapa. As discussões terão como foco o biodiesel como fonte de energia, suas implicações quanto ao licenciamento e impacto ambiental gerado, desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos. Segundo pesquisa realizada no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, a soja, o girassol, a mamona, o dendê e o caroço de algodão têm se mostrado viável para o uso do biodiesel e a estrutura da produção, distribuição e esmagamento dos grãos torna o seu uso vantajoso. A pesquisa destaca que a matéria prima mais barata é o caroço do algodão, mas o girassol é o que apresenta um maior potencial para o uso em biodiesel, necessitando, entretanto, de investimentos a longo prazo em pesquisa de sementes, tecnologia de plantio e logística de distribuição para ampliar a escala de produção. Protocolo assinado recentemente em Bagé, entre a Petrobras e a cooperativa gaúcha Biopampa, propõe a elaboração de projetos para produção de biocombustível - biodiesel a partir de oleaginosas e álcool - na Zona Sul do estado e regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Com este projeto será possível integrar 20 mil famílias de pequenos e médios agricultores, que serão os responsáveis pela sua produção. A UFSM já está fazendo a logística, enquanto a Embrapa/Clima Temperado de Pelotas avaliando as potencialidades de produção da canola, do girassol e da mamona, iniciativa que prevê o desenvolvimento socio-econômico, ambiental e sustentável e inserir a região na área de geração de energia. No futuro próximo o Brasil poderá se tornar o maior produtor de biocombustível mundial, em virtude das suas condições quanto ao solo, água e território.
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