Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Agropecuária investiga suspeita de mormo em Porto Alegre

Publicação:

Em atendimento a um caso de suspeita de mormo notificado no mês de janeiro num equino que deixava o Jockey Club de Porto Alegre para retornar ao Rio de Janeiro (Estado de origem do animal), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio vem tomando todas as medidas de defesa sanitária animal cabíveis e, atualmente, aguarda a conclusão dos exames complementares para definição do diagnóstico.

Após os exames realizados terem apresentados resultados inconclusivos, o equino foi isolado dos demais para evitar um possível contágio e foi solicitado auxílio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o envio de maleína para a realização do teste de diagnóstico preciso referente à doença. A substância será enviada de Minas Gerais e deve chegar ainda durante esta semana. Caso confirmada a doença, o animal deverá ser encaminhado para sacrifício.

O mormo é uma grave doença de equídeos que pode ser transmitida para os seres humanos e, quando isso acontece, pode ser fatal. No Rio Grande do Sul não há registros anteriores da enfermidade, mas ela tem aumentando muito nos últimos anos no país, com o aparecimento de focos em Estados onde a doença ainda não havia ocorrido. Dados de junho de 2013 apontam que 17 estados do Brasil já notificaram a ocorrência da enfermidade.

Texto: Juliana Brum
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul