Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil do Estado alerta para possibilidade de chuva forte e volumosa no Sul e no Litoral

Há risco de inundação em cidades do Litoral Norte e nas cabeceiras do Rio dos Sinos

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Tempo no RS ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um sol entre nuvens com riscos que representam a chuva. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul em razão de mudança de status de atenção e alerta para a inclusão da possibilidade de evento severo (vermelho) para chuva forte e volumosa, com descargas elétricas no Sul e em todo Litoral gaúcho. Em relação ao prognóstico hidrológico, ocorreu mudança de status de atenção e alerta para a inclusão da possibilidade de inundação em cidades do Litoral Norte e nas cabeceiras do Rio dos Sinos.

Segue alerta (laranja) para chuva forte e persistente, pontualmente volumosa, com descargas elétricas no Oeste, parte da Campanha, Centro, Sul, Costa Doce, Noroeste, Norte, Nordeste, Serra, parte dos Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre, e para rajadas de vento podendo pontualmente chegar aos 80 km/h no Sul, Costa Doce, e Litoral Sul e Médio. As demais áreas permanecem em status de atenção (amarelo), com chuva moderada a pontualmente forte, eventualmente acompanhada de trovoadas.

Durante a segunda-feira (7/4), a atuação de um sistema de baixa pressão combinada ao fluxo de umidade favorecem condições para tempo instável em grande parte do território gaúcho, com chuva forte e persistente acompanhada de rajadas de vento pontualmente fortes (50 e 80 km/h) associadas às instabilidades, descargas elétricas e alagamentos. Os acumulados variam de 40 a 80 mm/dia nas Missões, Fronteira Oeste e Centro, podendo chegar a 100 mm/dia em áreas da Campanha e Oeste. Nas demais regiões os acumulados serão inferiores a 40 mm/dia.

Na terça-feira (8/4), o sistema de baixa pressão permanece contribuindo nas condições de tempo instável em parte do Estado, com chuva forte e persistente, descargas elétricas, alagamentos, rajadas de vento entre 50 e 80 km/h e temporais isolados. Os acumulados variam entre 30 e 60 mm/dia no Norte, Nordeste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e no Litoral Norte e Médio, podendo ultrapassar os 100 mm/dia em áreas da região Norte, Sul, Litoral Sul e Médio. Nas demais regiões os acumulados serão inferiores a 30 mm/dia, e o mar fica agitado.

Na quarta-feira (9/4), as instabilidades seguem atuando no Sul, Costa Doce, Litoral Norte e Médio, com chuva moderada a pontualmente forte e persistente, acompanhada de eventuais trovoadas e alagamentos. Nessas áreas, são esperados acumulados entre 15 e 40 mm/dia, podendo pontualmente atingir os 100 mm/dia no Litoral Médio e Norte. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 15 mm/dia. Há condições para rajadas de ventos entre 50 e 70 km/h na metade Sul do Estado, podendo atingir os 80 km/h na região Costeira, e o mar fica agitado.

A tendência é que, na madrugada de quinta-feira (10/4), ainda sejam esperadas chuva moderada a forte, de forma persistente em todo o Litoral e Costa Doce, devido ao aporte de umidade vinda do oceano para o continente. Os acumulados variam entre 15 e 40 mm/dia, e as rajadas de vento devem atingir valores entre 40 e 60 km/h, e o mar permanece agitado. Nas demais regiões do Estado, o tempo seguirá com nebulosidade, e há condições de chuvisco/chuva fraca, com acumulados inferiores a 10 mm/dia.

Ao final deste aviso, os volumes acumulados de chuva podem atingir entre 150 e 200 mm nas regiões Sul, Oeste, parte da Campanha, Norte e em todo o Litoral. Nas demais áreas, os volumes previstos ficam entre 30 e 90 mm no período.

Prognóstico hidrológico aponta possibilidade de inundação

A condição hidrológica atual é de rios em limiar de normalidade no Estado, com tendências de elevação no oeste enquanto no restante do território os rios variam entre estabilidade ou declínio. Em função dos altos acumulados previstos para os próximos dias é indicada a condição de atenção e alerta para as cidades das áreas situadas nas faixas em amarelo e laranja no mapa hidrológico. Nestas faixas existe o risco de cheias em pequenos rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, além de riscos de enxurradas e movimentos de massa em regiões com maiores declividades e onde a chuva apresentar maiores intensidades.

Em função dos altos acumulados previstos para região litorânea, com chuvas fortes, é indicado risco de inundação em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do Rio dos Sinos, que estão em vermelho no mapa hidrológico. Nesses locais podem ocorrer risco de inundações em rios e arroios e riscos já apresentado nas faixas de atenção e alerta.

A Defesa Civil orienta:

  • Se você mora em áreas com declividade, fique atento aos possíveis sinais de deslizamentos de terra, tais como postes e árvores inclinadas, fendas ou rachaduras no terreno ou nas paredes e muros, barulhos que venham das paredes e pisos.
  • Se observar quaisquer desses sinais, saia imediatamente e fique em local seguro.
  • Se você mora em áreas com alagamentos ou inundações frequentes, procure informações junto à prefeitura da sua cidade para saber como agir caso seu município seja atingido por desastres.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul