Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil e Emater auxiliam municípios do Litoral Norte

Publicação:

Equipes da Defesa Civil do Estado e da Emater/RS estão trabalhando, nesta quinta-feira (4), no atendimento aos moradores atingidos pelo vendaval ocorrido no Litoral Norte. Os casos mais graves foram registrados em Três Forquilhas, Itati e Terra de Areia.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil no Litoral Norte, major Gilcei Leal da Silva, a prioridade é a entrega de telhas para as residências danificadas. A previsão é de que nesta sexta-feira entregaremos os materiais para as prefeituras repassá-los aos moradores, informou o major. O município de Terra de Areia solicitou à Defesa Civil um total de 301 telhas. Três Forquilhas precisa de 392 unidades e Itati, 400.

No total, cinco municípios da região - Terra de Areia, Três Forquilhas, Itati, Mampituba e Três Cachoeiras - enviaram à Defesa Civil a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), registro inicial que faz uma estimativa da intensidade da ocorrência. Pelo menos 68 pessoas foram afetadas pelo vendaval, com 42 desalojadas e 121 desabrigadas. Pelo menos 383 edificações foram danificadas ou completamente destruídas.

A ventania também ocasionou danos nas plantações de banana, hortifrutigranjeiros e maracujá. Nesta quinta-feira (4), equipes da Emater/RS estiveram na região e consideraram a situação bastante séria e atípica, com danos graves em pelo menos 50% dos 480 hectares de bananas plantadas nas localidades de Morro do Chapéu e Chapada dos Valins, no interior de Três Forquilhas. A supervisora do escritório regional da Emater, Suzana Lunardi, acredita, porém, que este número possa aumentar após a conclusão das vistorias.

No final da tarde de quarta-feira (3), ventos fortes foram novamente registrados pela equipe regional da Defesa Civil, ocasionando mais destelhamentos em algumas residências de Terra de Areia. A previsão para os próximos dias é de tempo seco na região até o final da semana, com redução gradual da velocidade do vento. A chuva e a umidade só deverão voltar ao Litoral Norte a partir da próxima segunda-feira (15), segundo a Emater.

Texto: Juliano Pilau
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul