Defesa Civil realiza transmissão ao vivo para comemorar 50 anos

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 09.07.2020 - 09.07.2020 - Governador participa de live de comemoração dos 50 anos da Defesa Civil Estadual. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
“É uma imensa satisfação fazer parte desse momento de celebração da história da nossa Defesa Civil", disse Leite durante a live - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul completou 50 anos na quinta-feira (9/7) e, em comemoração ao meio século de trabalho, realizou uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. O evento simbólico contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves.

A live foi conduzida pelo coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, e pelo subchefe, coronel Rodrigo Dutra, que apresentaram a história, a estrutura e as ações realizadas frente à Defesa Civil.

O coronel Rocha deu ênfase à satisfação de estar trabalhando como coordenador da Defesa Civil e à importância de todas as atuações da equipe quando se trata de ajudar as comunidades que passam por dificuldade. "Nada mais poderia simbolizar a nossa Defesa Civil do que a união do povo gaúcho", enfatizou.

Leite parabenizou o trabalho feito e, principalmente, a gestão atual. “É uma imensa satisfação fazer parte desse momento de celebração da história da nossa Defesa Civil. Esse ano ainda marca um momento em que a Defesa Civil tem sido especialmente demandada. Estamos enfrentando uma pandemia, tivemos fortes chuvas, ainda temos o frio intenso e em todos esses momentos a Defesa Civil está presente, em várias frentes. Cumprimento todos os servidores do órgão e todos os que fizeram parte desses 50 anos de história. Vida longa à nossa Defesa Civil”, celebrou.

A Defesa Civil Nacional tem um papel fundamental para as Defesas Civis Estaduais, em especial a do Rio Grande do Sul, que realiza todo o processo de reconhecimento dos municípios que passam por desastres naturais e auxilia o manejo dos recursos federais.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Lucas, cumprimentou a equipe do sistema estadual – os regionais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, todos os órgãos públicos do governo que fazem um dos mais competentes trabalhos deste país. “Quero desafiar as futuras gerações para que continuem a escrever essa história da Defesa Civil, nos próximos 50 anos, com a mesma competência, a mesma pujança e o mesmo amor que os senhores têm escrito até agora. Porque a Defesa Civil somos todos nós", concluiu.

Texto: Camila Santos/Ascom Defesa Civil
Edição: Secom