Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil firma parceria com Adra Brasil

Publicação:

Acoedo com Adra Brasil
Encontro ocorreu no Palácio Piratini nesta sexta - Foto: Divulgação Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu, nesta sexta-feira (2), representantes da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais  (Adra), no Palácio Piratini. Recebidos pelo subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Martins de Lima, e pelo coordenador regional, major André Dulinski Porto, os visitantes apresentaram o trabalho desenvolvido pela entidade e a demanda pelo auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade após um desastre.

A ADRA Brasil, que pertence a Igreja Adventista, atua em mais de 139 países unicamente com ajuda humanitária aos mais necessitados. De acordo com o diretor da Divisão Sul-Americana, Jeferson Kern, grupos de voluntários trabalham diretamente no auxílio às famílias atingidas e com doação de materiais necessários. Nos últimos meses a instituição prestou apoio para países como Haiti e Nepal.

O coronel Martins explicou ao grupo sobre a dinâmica de trabalho da Defesa Civil estadual, destacando que toda ajuda é bem vinda quando se trata, principalmente, de auxílio humanitário. “A Defesa Civil atua com sistema que contempla órgãos nacionais, estaduais e municipais, cada um com suas responsabilidades e deveres. Mas é no município que acontece a primeira resposta para os atingidos, quando levamos o todo o suporte necessário. Desta maneira, vemos como fundamental a criação de multiplicadores nas cidades, o que vem sendo feito através do Projeto Capacitar, que prevê, entre outras coisas, a criação de corpos de voluntários”, esclareceu.

A ADRA, além de ajudar municípios atingidos após eventos climáticos, está disponível para motivar grupos de voluntários das igrejas a atuarem também como voluntários de Defesa Civil, auxiliando não só após, mas antes e durante os desastres. Haverá novos encontros entre Defesa Civil e ADRA Brasil, a fim de alinhar e colocar em práticas as ações. 


Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul