Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil participa de painel sobre problemas enfrentados pela população com o clima

Publicação:

Defesa Civil painel
Evento debateu os problemas da população para enfrentar o frio e as adversidades do inverno - Foto: Bernardo Speck / Famecos/PUCRS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul participou, nessa segunda-feira (20), da 16ª edição do Painel RBS Noticias, que ocorreu auditório da Famecos, na PUCRS, em Porto Alegre. O evento foi mediado pelo apresentador da RBS Elói Zorzetto e teve como tema de debate 'Os principais problemas vividos pela população para enfrentar o frio e as adversidades do inverno no estado'. Foram apresentadas formas preventivas de reduzir os efeitos adversos, pois o Rio Grande do Sul tem sofrido mais a cada ano com as mudanças climáticas. 

O professor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da PUCRS Régis Alexandre Lahm apresentou um sistema, ainda em desenvolvimento, que emite alertas em tempo real sobre possíveis alagamentos e enchentes em Porto Alegre. Atualmente existem 2.888 mil pontos de risco já identificados e mapeados na cidade. Os locais com mais possibilidade de transtornos em decorrência da chuva são as avenidas João Pessoa e Nilo Peçanha. 

O subchefe estadual de Proteção da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Martins de Lima, explicou o funcionamento do sistema de proteção e como é feito o trabalho preventivo junto aos municípios. "A Defesa Civil é um órgão facilitador que busca recursos humanos e financeiros para ajudar pessoas em situações de risco. Trabalhamos em prol dos municípios. No entanto, dependemos de laudos, comprovações e preenchimento de documentação, para evitar possíveis fraudes." 

Além disso, Martins de Lima falou sobre o Centro de Operações, responsável por emitir e repassar alertas para os municípios. O centro monitora satélites e atende à população 24 horas por dia. Ressaltou ainda a importância do Projeto Capacitar - principal programa de prevenção da Defesa Civil, que prepara agentes municipais, estimula a criação de planos de contingência e esclarece sobre planos detalhados de resposta.

"Temos um sistema complexo, que demanda atuação constante por parte da municipalidade. Com esta finalidade capacitamos nossos agentes, que são os protagonistas durante um evento climático. Agrademos por este momento de debate, que proporciona o diálogo com municípios e nos instiga a pensar sobre como melhorar as formas de prevenção e atendimento”, ressaltou.

O painel contou ainda com a presença da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Maria Pellini; do vice-presidente da Famurs e prefeito de São Jerônimo, Marcelo Schreinert; e do doutor em Climatologia e Meteorologia, professor Francisco Eliseu Aquino da Ufrgs.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul