Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil reúne técnicos para analisar efeitos de La Niña no Estado

Publicação:

Modelo IRI
Modelo disponibilizado pelo International Research Institute for Climate Prediction (IRI) indica início do período de La Niña - Foto: - IRI

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado reuniu a equipe técnica da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e os coordenadores regionais nesta quarta-feira (16/9) para avaliar as condições climáticas previstas para os próximos três meses no Rio Grande do Sul. O objetivo é elaborar estratégias e medidas para mitigar os efeitos dessa condição meteorológica. 

reunião defesa civil La Niña
Reunião avaliou condições climáticas previstas para os próximos três meses no Rio Grande do Sul - Foto: Ascom Defesa Civil

Segundo a meteorologista da Sala de Situação da Sema, Cátia Valente, o modelo disponibilizado pelo International Research Institute for Climate Prediction (IRI) indica que "estamos entrando em um período de La Niña capaz de modificar a distribuição de calor, concentração de chuvas e formação de estiagem ao longo dos próximos meses".

No Brasil, o fenômeno La Niña provoca estiagem principalmente na região Sul. A característica preponderante do fenômeno é o resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico. "A primavera deverá ser marcada por períodos de chuvas irregulares e abaixo da média, probabilidade de tempo seco com temperaturas elevadas", ressaltou Cátia.

Conforme o hidrólogo Lucas Giacomelli, "as chuvas dos últimos meses possibilitou a recuperação das bacias na metade norte e a reposição hídrica dos reservatórios subterrâneas". A região Sul do Estado segue na situação de atenção em função dos baixos volumes de chuvas registrados.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul