Defesa da vida: um desafio para o DetranRS

Por Enio Bacci

Em seus 21 anos de existência como autarquia, o DetranRS procurou definir-se de várias maneiras, e expressou isso em seu slogan. Começou Desenvolvendo segurança. Em determinada fase, resumiu seu trabalho como Educação e Segurança, para finalmente concluir que ambos os conceitos apontam para a redução de acidentes, mediante uma atuação Em defesa da vida.

Outro não é o objetivo com que assumimos o desafio de gerir o órgão executivo gaúcho, em sinergia com as diretrizes do governo Eduardo Leite. O caminho para atingir tais metas é complexo e multifacetado. Precisamos ir além da multa e avançar na consciência das pessoas sobre os riscos de comportamentos como uso de álcool na direção, excesso de velocidade e manuseio de celular. Eles merecem atenção especial e faremos bom uso dos dados estatísticos para promover ações e campanhas eficientes.

Na área da fiscalização, queremos reforçar a Balada Segura, com a utilização do drogômetro. O equipamento já foi testado por pesquisadores gaúchos e é nossa intenção gestionar o governo federal para regulamentar a fiscalização dos motoristas que, sob o efeito de drogas, colocam em risco a vida das pessoas.

Além disso, agora que o DetranRS assume seu papel dentro da Secretaria da Segurança Pública do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, vamos reforçar também nossa atuação na área de desmanches, tanto na fiscalização dos irregulares como dos nossos credenciados.

Com muita transparência, queremos ainda estudar a distribuição dos Centros de Formação de Condutores no Estado e a avaliação dos condutores. A ideia é trabalhar junto ao Denatran para rever o sistema de pontuação das provas práticas, tornando a avaliação mais condizente com a realidade do trânsito.

Enfim, temos muito trabalho a fazer, mas com o imprescindível apoio dos parceiros, servidores e credenciados que acreditam na nobre missão de defender a vida, sabemos que conseguiremos tornar as ruas e rodovias do Rio Grande espaços cada vez mais seguros para todos os gaúchos.

Diretor-geral do DetranRS