Desafios e oportunidades no setor de transportes

Por Juvir Costella

O Rio Grande do Sul está numa intensa travessia pela retomada do crescimento econômico. Em um cenário de crise, os desafios são gigantescos em todas as áreas – inclusive nos transportes.

Em janeiro, assumi o comando da pasta com o compromisso de discutir projetos que qualifiquem nossos modais, como as concessões de estradas. A partir de um estudo que será entregue ao governo nos próximos dias, teremos os parâmetros técnicos e financeiros necessários para viabilizá-las, não sem antes uma série de consultas públicas com a sociedade.

As Parcerias Público-Privadas são um importante instrumento para atender a população com a agilidade que ela merece e em locais onde o Estado não consegue mais chegar. Elas resultarão em mais investimentos nas rodovias concedidas e permitirão que a administração pública atue com foco em obras prioritárias – a exemplo da ERS-118, na Região Metropolitana, que está 70% concluída.

Nossa meta, aliás, é finalizar obras que já foram iniciadas e estão em andamento, para otimizar e evitar o desperdício desses recursos, que são de todos nós. Sob essa premissa, também precisamos repensar o papel da EGR e do Daer no intuito de entregarmos melhores serviços aos usuários.

O grande objetivo é implantar um sólido projeto de recuperação de estradas. Tê-las em boas condições significa facilitar o escoamento das riquezas que nosso Estado produz e, ainda, preservar o bem mais precioso: a vida. Como admitir que, em pleno século 21, tenhamos mais de 50 municípios sem acesso asfáltico?

É primordial também avançarmos na ampliação das hidrovias e das linhas aéreas entre o interior e a capital. Ainda em 2019, devemos dobrar o número de rotas que integram o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, somando 12 voos em operação.

Com integração, criatividade, sinergia e foco no interesse público, tenho convicção que o Rio Grande do Sul vencerá essa travessia e reconquistará seu lugar entre os estados mais competitivos do país.

Secretário de Logística e Transportes