Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desassorear RS já retirou mais de 600 mil metros cúbicos de sedimentos no Vale do Taquari

Dos 32 municípios contemplados na região, em 21 os trabalhos estão em execução ou concluídos

Publicação:

Fotografia de uma escavadeira hidráulica amarela, modelo XE225BR da marca XCMG, estacionada sobre um terreno de terra e pedras às margens de um rio. Ao fundo, há uma área de mata com árvores altas e de troncos claros, além de vegetação densa. O céu está nublado, compondo um cenário de trabalho em área natural.
Medidas previnem alagamentos e reduzem riscos de transbordamento de rios e arroios causados por chuvas intensas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Roca Sales

O panorama no Vale do Taquari já mudou com os trabalhos do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), coordenado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). Na região, altamente impactada pelas enchentes de 2023 e 2024, foram retirados 623 mil metros cúbicos de sedimentos de diferentes cursos d’água por meio das ações de desassoreamento. As medidas previnem alagamentos e reduzem os riscos decorrentes do transbordamento de rios e arroios provocado por chuvas intensas.

No Vale do Taquari tem governo do Estado. Dos 32 municípios contemplados pelo Desassorear RS na região, em 21 os trabalhos estão em execução ou concluídos. Em todo o Rio Grande do Sul, o programa já removeu mais de 2,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos.  

O titular da Sedur, Marcelo Caumo, destaca que levar proteção e tranquilidade à população que passou pela experiência das cheias é um ponto alto do programa. “No Vale do Taquari e em todas as cidades participantes, percebemos o aumento da sensação de segurança, as pessoas ficam mais confiantes em relação às chuvas após as ações de desassoreamento. Os benefícios da limpeza dos cursos d’água são vistos rapidamente nas comunidades, é uma medida técnica que representa o compromisso do governo do Estado e do governador Eduardo Leite com os municípios”, destacou.

Desassorear em Roca Sales

No município de Roca Sales, o Desassorear RS registrou a retirada de 29 mil metros cúbicos e segue em andamento. A intervenção está concentrada no arroio Augusta, na Linha Marechal Floriano, e no arroio Júlio de Castilhos, na Linha Júlio de Castilhos. Estão sendo removidos sedimentos do leito, incluindo areia, seixo, material flutuante e outros resíduos acumulados ao longo dos anos. 

Fotografia de um trecho de rio com águas claras e margens de terra recém-removida. À direita, há grandes montes de cascalho e pedras acumulados, resultado de obras de desassoreamento. No entorno, aparecem árvores de médio porte e, ao fundo, áreas verdes e morros cobertos por vegetação. O céu está parcialmente nublado.
Roca Sales registra a retirada de 29 mil metros cúbicos de sedimentos como areia, seixo, material flutuante e outros resíduos - Foto: Divulgação/Prefeitura de Roca Sales

O prefeito Jones Wunsch (Mazinho) relata que recentemente houve uma nova enxurrada no local onde já foi realizado o desassoreamento e o arroio permaneceu no leito, mesmo com o grande volume d’água recebido. “Gostaria de agradecer ao governo do Estado e ao secretário Marcelo Caumo, sempre solícito. O Desassorear é de grande valia, o programa teve um aproveitamento muito bom. As pessoas estão contentes. Na linha Júlio de Castilhos, anteriormente houve deslizamento, e agora com o Desassorear está tudo normalizado”, celebra Mazinho.  

A satisfação com os resultados gera expectativa de mais ações junto à Sedur. “Projetos e ideias não faltam. Se houver abertura de novos programas, vamos cadastrar o município para participar”, comenta o prefeito.    

Antes da atual gestão de Eduardo Leite, não existia um programa do Estado com ações sistemáticas de desassoreamento voltadas para os rios, arroios, córregos e diferentes cursos d’água dos municípios. No segundo semestre de 2024, o governo criou o Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS). Em sua primeira fase foram 154 municípios contemplados. Na segunda fase, em agosto deste ano, outros 67 municípios passaram a integrar o programa, que conta com investimento 305 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

O Desassorear RS faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Texto: Brígida Sofia/Ascom Sedur
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul