Desenvolvimento na fronteira vai mostrar um Mercosul forte
Publicação:

O vice-governador do Estado, Beto Grill, participou, nesta quinta-feira (7), da abertura da VII Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai, em Montevidéu. Na pauta do encontro, a busca do desenvolvimento conjunto entre os dois países, principalmente em temas como educação, meio ambiente, segurança e infraestrutura, entre outros.
Em seu pronunciamento, o vice-governador destacou que o RS tem as mais diversas razões para se fazer presente. Não pelo numero expressivo de sua delegação, e a maior que o Rio Grande do Sul já teve, mas pela qualidade de seus representantes. E falo aqui em nome do nosso governador Tarso Genro, do governo e do povo gaucho para reafirmar a decisão do Governo do Estado de estar mais presente e integrado nesse esforço de implementar ações que venham a contribuir para essa integração, disse o vice-governador.
Beto Grill defendeu a necessidade de fortalecimento das relações populares e políticas e de olhar numa mesma direção. Essa e a nossa missão. O governador Tarso Genro tem bem claro o fato de priorizar as ações de integração e tenho certeza que isto e a vontade dos dois povos, afirmou.
Integração
Para o subsecretário Geral de Relações Exteriores, Roberto Conde, este é mais um passo no cumprimento do acordado entre a presidenta Dilma Roussef e o presidente José Mujica, em dar novo impulso a temas que já estavam na agenda. Para isso, contamos com o apoio dos governos estaduais e municipais na busca da cooperação, visando à criação de uma consciência coletiva de integração.
Embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza Gomes afirmou que este e um dia histórico porque marca a institucionalização de uma relação que já existia e cria um foro com resultados concretos. Importante a relação Brasil-Uruguai que se sustenta na amizade, diálogo e entendimento. E fronteira hoje é sinal de união e não de marco divisório, lembrou.
A Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço, instituída em abril de 2002, é um instrumento privilegiado para a solução dos problemas das comunidades que vivem na fronteira entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai. É uma ação de competência dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Uruguai com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento integrado da região de fronteira entre os dois países, a fim de obter um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Também propõe ampliar o horizonte de cooperação bilateral, com ênfase em ciência, tecnologia e inovação, educação e grandes projetos de infraestrutura.
Com uma fronteira comum que se estende por 1.069 km e uma população estimada em 720 mil pessoas, este espaço era visto como o final dos territórios dos países. Segundo o secretário Geral das Relações Exteriores do Brasil, Ruy Nogueira, era o ponto distante onde tudo terminava. A fronteira já não representa divisão, ao contrário e o espaço por excelência de integração, solidariedade e de amizade entre nossos povos.
O encontro, que encerra nesta sexta-feira (8), contou com a presença dos secretários da Segurança, Airton Michels, Trabalho, Luis Augusto Lara, do Meio Ambiente, Jussara Cony, Saúde, Ciro Simoni, Habitação e Saneamento, Marcel Frison, Educação, Jose Clovis Azevedo, Gabinete dos Prefeitos, Afonso Mota, alem de representantes das Secretarias da Cultura, Turismo, Economia Solidária e Apoio ‘a Micro e Pequena Empresa, Infraestrutura e Logística, alem de prefeitos e vereadores gaúchos.
Texto: Assessoria de Comunicação Gabinete do Vice-Governador
Foto: Claudio Fachel
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305