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Desfile da Semana Farroupilha tornou-se um novo produto turístico

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O desfile de comemoração do 20 de setembro cresce a cada ano, tornando-se uma referência nacional. Os gaúchos sempre cultuaram suas tradições, reverenciaram os heróis que lutaram pela soberania de sua terra. Agora, queremos que a Semana Farroupilha, que marca este período de luta pela liberdade, se transforme em um evento ainda maior, em que os ideais farroupilhas aflorem em cada município gaúcho, através da bandeira do Rio Grande do Sul, que será desfraldada em repartições públicas, comerciais e na casa de cada um que tiver a oportunidade de reconhecer e homenagear o espírito farrapo, destaca o governador Germano Rigotto. Uma nova formatação do desfile foi idealizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, para aproveitar o potencial turístico do maior evento cultural do Rio Grande do Sul. O projeto objetiva transformar a data em um produto turístico. As secretarias da Educação, Cultura e da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), também participam da organização do evento. Inovação Com um público recorde de 55 mil pessoas, superando a média de 8 mil espectadores dos anos anteriores e um formato diferenciado, o Desfile de 20 de Setembro de 2003 inovou as comemorações da Semana Farroupilha. O tema Soldado Farroupilha - Herói Anônimo, foi apresentado de forma didática, com a participação de dez carros temáticos e integrantes de CTGs e piquetes organizados em invernadas, caracterizados como soldados farrapos e soldados do império, contando em capítulos a história da Guerra dos Farrapos. As aeronaves do Aeroclube do Rio Grande abriram o desfile temático liberando fumaça colorida com as cores da bandeira riograndense. Durante o desfile, o chasque foi entregue ao governador Germano Rigotto, por um grupo de cavaleiros que saíram de Jaguarão e percorreram 400 quilômetrtros até Porto Alegre. Entre outras atrações, aconteceu o tradicional desfile de cavalarianos, ressaltando aspectos culturais e as tradições gaúchas. Desde 2003, algumas ações institucionais foram organizadas para ampliar a divulgação do evento, tais como: o lançamento nacional durante a Expotchê 2003, em Brasília, o lançamento estadual durante a Expointer, a abertura das comemorações da Semana Farroupilha pelo governador Germano Rigotto, no dia 14 de setembro e o acendimento da chama crioula no Sítio da Água Grande, em Camaquã. O fortalecimento das comemorações da Semana Farroupilha como produto turístico visa fomentar a geração de empregos e renda. Em 2003, durante a divulgação do evento, foi articulada uma nova forma de vendas de cotas de patrocínio. Esta estratégia viabilizou a captação de recursos, proporcionando ao evento uma melhor organização e divulgação em âmbito nacional e estadual. Pela primeira vez, o evento recebeu incentivos financeiros e a captação feita, incluindo a participação da iniciativa privada, ultrapassou os R$ 500 mil. Foram contratadas empresas para dar suporte ao evento: estrutura para arquibancada com capacidade para 7 mil pessoas, sonorização na pista do desfile e montagem de espaço específico para o atendimento da imprensa. Os dez carros temáticos foram construídos por uma empresa de Caxias do Sul e a Cooperativa Grife Morro da Cruz, de Porto Alegre, confeccionou parte das 1,5 mil peças de vestimentas típicas da época farroupilha. O evento foi transmitido ao vivo pelos principais veículos de comunicação do Estado e, nacionalmente, através do Canal Rural e da Rede Vida de Televisão. Para 2004, está prevista a realização de um projeto piloto, estendendo os desfiles temáticos para seis cidades do interior, que mantém tradicionalmente programações em comemoração a Semana Farroupilha: Alegrete, Bagé, Caxias do Sul, Passo Fundo, Piratini e Santana do Livramento. Os desfiles temáticos realizados nestes municípios acontecerão no mesmo formato do que é realizado Porto Alegre, sobre o tema Os Ideais Farroupilhas prevendo estrutura de arquibancada, sonorização, espaço para imprensa, caracterização típica e, pelo menos, com um carro temático. O cronograma da Semana Farroupilha 2004 foi apresentado ao Centros de Tradições Gaúchas em outros estados, nas cidades São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Brasília, sendo que integrantes destes três últimos já confirmaram presença. Nos três primeiros anos, esta divulgação direciona-se ao segmento tradicionalista. A partir de 2006 existe a proposta de expansão deste grupo. O MTG é responsável por 40% do fluxo turístico interno do Rio Grande do Sul, através dos eventos e atividades que organiza, como: rodeios, festivais e encontros de grupos tradicionalistas. Entre tradicionalistas, estudantes e servidores das Secretarias de Estado, 8 mil pessoas participaram do desfile de 20 de setembro.
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