Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desfile na capital é coordenado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas da Sedac

Publicação:

Desfile Farroupilha foto arquivo
Desfile na capital será na avenida Beira-rio - Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / Arquivo

A previsão de sol em Porto Alegre para o feriado do 20 de Setembro é um convite a mais cultuar as tradições gaúchas. Na manhã da sexta-feira haverá o tradicional Desfile Farroupilha.

Em Porto Alegre, a concentração começa às 8h30, atrás do Estádio Beira-rio. A dispersão será em frente à Rótula das Cuias, já no Parque da Harmonia. O desfile começa às 9h30. Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Susepe e IGP serão as primeiras entidades a passar pela avenida Beira-rio, em percurso que deve durar uma hora e 30 minutos. Às 11h os tradicionalistas começam a passar pela avenida. Cerca de 70 piquetes e 1,5 mil cavalarianos devem cumprir o trajeto, também estimado em uma hora e 30 minutos.

O Desfile Farroupilha é coordenado pela Secretaria da Cultura (Sedac), através da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, composta por 13 entidades, entre as quais as secretarias de Comunicação (Secom), Educação (Seduc), Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) e Casa Civil. A Comissão é presidida por Nairo Callegaro, que também acumula a presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O evento contará com intérprete de libras – cuja tradução será mostrada em telão – e banheiros com acessibilidade.

A TVE transmitirá o desfile a partir do sinal gerado pela TV Assembleia, que também apresentará o evento ao vivo às 9h.

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul