Detran prepara ações para o Dia Mundial da Saúde
Publicação:
Atores caracterizados de anjos pelo Detran-RS estarão amanhã (7), às 11h, em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Capital, alertando os condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito. A parceria dos órgãos de trânsito e de saúde, tanto do Estado como do município de Porto Alegre, complementa as ações do Dia Mundial da Saúde, que tem como enfoque escolhido para este ano de 2004, pela Organização Mundial da Saúde, órgão ligado à ONU, a segurança no trânsito.
A escolha evidencia a preocupação mundial com o acidente de trânsito, considerado um problema de saúde pública de dimensão planetária. Nesse mesmo horário, o vice-governador Antônio Hohlfeldt vai atravessar a faixa de pedestres protegido pelos anjos (foi contratado um grupo de performers caracterizados), em um ato simbólico de paz no trânsito. Também estarão presentes à travessia diversas autoridades, entre as quais já estão confirmadas as presenças do secretário da Justiça e da Segurança, José Otávio Germano, do secretário Estadual dos Transportes, Jair Foscarini e do diretor-presidente da EPTC, Túlio Zamin, além do diretor administrativo e financeiro do Detran-RS, Hermínio Gomes Júnior, e do diretor técnico major João Batista Hoffmeister.
Logo após será guardado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de trânsito, com a participação de várias Organizações Não-Governamentais ligadas ao trânsito. Atividades como estas estarão ocorrendo em todo o país com o objetivo de unificar as ações referentes ao trânsito.
Álcool e trânsito
Neste Dia Mundial da Saúde, autoridades de todo o país estarão discutindo a trágica combinação de álcool e direção, sobretudo a questão da obrigatoriedade do teste do bafômetro. Através de um sistema de teleconferência promovido pela Volvo através do Programa Volvo de Segurança no Trânsito , os Detrans de diversos estados do Brasil poderão assistir à apresentação do painel que acontece em Curitiba e discutir com suas autoridades regionais sobre o assunto.
O Detran do Rio Grande do Sul estará reunindo no auditório da Secretaria da Justiça e da Segurança (Rua Voluntários da Pátria, 1358, 9º andar), a partir das 13h, entidades públicas, organizações não-governamentais, especialistas e demais pessoas ligadas a trânsito e a saúde. A mesa redonda vai abordar a questão da obrigatoriedade do teste do bafômetro para condutores que bebem e dirigem. Como se sabe, atualmente muitos condutores se recusam ao teste, alegando o Direito Constitucional segundo o qual ninguém é obrigado a gerar provas contra si próprio.
Técnicos e especialistas em segurança no trânsito entendem que uma nova interpretação oficial deste artigo constitucional, obrigando os suspeitos ao teste do bafômetro, traria benefícios e normas à segurança no trânsito brasileiro e a conseqüente redução de acidentes graves e fatais. Teremos o debate realizado em Curitiba e transmitido pela Embratel, e nosso painel local sobre a situação no Estado. A intenção do Detran-RS em promover estes contatos multidisciplinares é fomentar a troca de idéias, com o objetivo de levantar conclusões que gerem ações objetivas em prol da redução efetiva da acidentalidade.
Em Curitiba, a mesa redonda contará com a participação do diretor-presidente do Detran-RS e presidente da Associação Nacional de Detrans (AND), Carlos Ubiratan dos Santos.
Programação do Dia Mundial da Saúde - 7 de abril
Manhã 10h às 12h - A Unidade Móvel de Educação para o Trânsito do Detran-RS estará na Usina do Gasômetro, lado a lado com as atividades da Secretaria Municipal da Saúde e da EPTC. A equipe de pedagogos do Detran-RS realizará atividades lúdicas com as crianças, disponibilizará o acervo da sua minibiblioteca e da videoteca, além de apresentar teatro de fantoches.
11 horas - Travessia simbólica da faixa de pedestres em frente ao HPS por parte de autoridades do Estado e do município.
11h às 12h - Grupo de performers caracterizados como anjos estarão em frente ao HPS lembrando os condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo de que devemos todos atuar como anjos da guarda uns dos outros. Neste evento o Detran-RS, ligado à Secretaria da Justiça e da Segurança (SJS), estará ao lado da EPTC, das Secretarias Municipais da Saúde e dos Transportes, da Secretaria Estadual dos Transportes e de diversas ONGs.
11 horas - Em sintonia com o restante do País, será pedido um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do trânsito.
TARDE
(Auditório da SJS, na Rua Voluntários da Pátria, 1358 , 9º andar)
13h - Abertura do evento por parte do diretor-técnico major João Batista Hoffmeister, representando o diretor-presidente do Detran-RS, Carlos Ubiratan dos Santos, que estará em Curitiba. Apresentação dos debatedores locais e entrega de material. 13h30 às 16h30 Teleconferência com a transmissão direta de Curitiba da discussão sobre a obrigatoriedade do teste do bafômetro, com autoridades e técnicos nacionais, dentre eles o diretor-presidente do Detran-RS, Carlos Ubiratan dos Santos, na qualidade de presidente da Associação Nacional dos Detrans.
16h30 às 18h - Mesa redonda para o debate do tema com autoridades do Estado.
Painelistas:
Em Curitiba (Teleconferência):
Damásio de Jesus - Presidente e professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, de São Paulo;
Antônio Nery Filho - Médico Psiquiatra, professor do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), de Salvador; professor de Medicina da UFBA, de Salvador; professor de Psicologia da Universidade Rui Barbosa, de Salvador;
Carlos Ubiratan dos Santos - Presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND) e presidente do Detran-RS;
Mauro Lopes - Deputado Federal, membro da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro;
Alberto Sabbag - Secretário Geral da Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego;
Gilberto Lehfeld - Ex-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), especialista em segurança no trânsito;
Marcelo Almeida - Diretor-geral do Detran-PR.
Moderador: J. Pedro Corrêa - Consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito
Em Porto Alegre:
Ildo Mário Szinvelski - Assessor Jurídico do Detran-RS, bacharel em Direito e Especialista em Segurança do Trânsito;
Mauri Cruz - Representante das ONGs estaduais ligadas a trânsito, sociovoluntário do Instituto de Mobilidade Sustentável Rua Viva, ex-presidente do Detran-RS e da EPTC e Coordenador-Geral do Centro de Educação Popular Campi;
Dr. Mauro Soibelman - Chefe da Equipe de Clínica do HPS e ex-diretor da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas;
Prof. Ubirajara Torres - Farmacologista e membro do Grupo de Estudos em Alcoolemia e outras Dependências;
Professora Irani de Lima Argimon - Psicóloga integrante do corpo docente da PUCRS, estudiosa do comportamento do condutor;
Desembargador Arnaldo Rizzardo - Autor de textos sobre acidentalidade no trânsito.
Moderador: Hermínio Gomes Júnior - Diretor Administrativo e Financeiro do Detran-RS .