Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS abre credenciamento para depósitos de veículos

Publicação:

O Detran/RS abriu, nesta segunda-feira (11), credenciamento para até quatro Centros de Remoção, Depósito e Guarda de Veículos em Porto Alegre. A portaria nº 103/09, que dispõe sobre as especificações técnicas, está publicada no Diário Oficial do Estado e disponibilizada na internet (www.detran.rs.gov.br) na íntegra. O credenciamento visa a atender a demanda de recolhimento, depósito, guarda e liberação de veículos na Capital. Terá prazo de validade de no máximo um ano, tempo suficiente para a conclusão do processo licitatório, que está em fase de elaboração.

Veículos em depósitos
Com a absorção dos serviços pelo Detran/RS, em caráter emergencial desde o dia 1º de maio, o recolhimento ocorre por guinchos da Região Metropolitana para uma área junto ao prédio da Secretaria da Segurança Pública, na Avenida Voluntários da Pátria, nº 1.358. No local, encontram-se hoje aproximadamente 200 veículos. Para o atendimento ao público, a autarquia trabalha com uma força-tarefa integrada por servidores do órgão.

Em Porto Alegre, no pátio do CRD Atento, que não mais presta os serviços de remoção de veículos desde o dia 30 de abril, há atualmente 6.597 veículos. Desse montante, 2.587 são por infrações de trânsito e 4.010 por restrições judiciais e/ou policiais. No Estado, são 184 Centros de Remoção e Depósitos credenciados ao Detran/RS, totalizando 61.918 veículos recolhidos. Desse total, 17.773 com restrições judiciais e/ou policiais e 44.145 por infrações de trânsito.

Leilões
No próximo dia 22, serão levados a leilão aproximadamente 450 veículos, oriundos do CRD Atento. Ainda neste mês, em todo o Estado, a previsão é de que outros dois mil veículos sejam inspecionados, possibilitando a realização de hasta pública. Neste ano, os leilões serão otimizados em todos os depósitos do Estado, objetivando a redução do passivo.

Pátio Legal
Em 7 de maio, a Secretaria da Administração e dos Recurso Humanos destinou área pública de 3,7 hectares na Zona Norte de Porto Alegre para a implantação do Pátio Legal. Trata-se de uma área onde serão depositados os veículos que não puderem ser levados a leilão em decorrência dos impedimentos legais ou por restrições policiais ou judiciais.

Esta é mais uma das medidas de reestruturação, dentro da proposta governamental de um Detran/RS público. Brevemente, se iniciará o trabalho de adequação do terreno, como instalação de recepção, instalação de câmeras de filmagem e de sistema de informática, entre outros itens.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul