Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS forma nova turma de agentes de trânsito para a Balada Segura

Publicação:

Detran/RS forma nova turma de agentes de trânsito para a Balada Segura
Agentes vão atuar em Porto Alegre e no Litoral, em apoio a outras operações de fiscalização e suporte aos municípios que - Foto: Divulgação/Detran

A partir do final de agosto, a fiscalização de trânsito ganhará reforço no Rio Grande do Sul. O Detran/RS está formando uma nova turma de agentes para atuar na Balada Segura em Porto Alegre e no Litoral, em apoio a outras operações de fiscalização e suporte aos 27 municípios do Estado que adotaram o programa de combate à embriaguez ao volante.

Dezoito servidores começaram, nesta segunda-feira (20), o curso de formação de 112 horas/aula, ministrado por técnicos  do Detran/RS e da Brigada Militar (BM). A parte teórica abordará ética e cidadania, psicologia aplicada, noções de engenharia de tráfego e sinalização, e legislação de trânsito aplicada, entre outros tópicos. O curso também inclui 16 horas de prática operacional nas blitze da Balada Segura.

Evolução

A primeira equipe de agentes de trânsito do Detran/RS entrou em atividade em dezembro de 2013. Após 16 anos de história, a autarquia assumia uma competência já prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Eram oito servidores que atuavam, exclusivamente, nas blitze da Balada Segura em Porto Alegre, em paralelo às blitze da EPTC.

Na Copa do Mundo, mais 12 agentes do Detran/RS entraram em atividade, permitindo a formação de três equipes da Balada Segura em Porto Alegre, atuando paralelamente (duas do Detran/RS e mais uma da EPTC), sempre com o apoio da BM e da Polícia Civil.

Além de Porto Alegre, as equipes do Detran/RS atuam com a BM nas blitze realizadas no Litoral durante o período de veraneio. Os agentes também apoiam outros órgãos em ações específicas, como a Operação Reciprocidade, realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal para fiscalizar veículos estrangeiros na entrada e saída do país.

Abordagens

Até o final de maio, os agentes de fiscalização de trânsito do Detran/RS já haviam realizado 421 blitze, contabilizando quase 20 mil veículos abordados e 6  mil autuações. As equipes aplicaram 18 mil testes de etilômetro, autuaram 513 condutores sob efeito de álcool e outros 1,4 mil potencialmente alcoolizados (que recusaram-se a fazer o teste). As operações do Detran/RS também recolheram 213 veículos e 1.977 carteiras de habilitação irregulares.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Ascom-Detran
Edição: Rui Felten/Ccom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul