Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS realiza projeto Balada Segura em Santana do Livramento

Publicação:

Educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil de Santana do Livramento participam, nesta terça-feira (3), às 9h, de reunião de sensibilização promovida pelo Detran/RS. O evento acontece no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). O objetivo é engajar as comunidades que passarão a desenvolver a Balada Segura na causa do trânsito seguro.

Também será constituído o Comitê Municipal da Balada Segura, com a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização. No início da noite, ainda está prevista a realização de uma blitz educativa. Na reunião, o Detran/RS apresentará o projeto, suas metas e os resultados já conquistados. Taxistas, empresas de transporte coletivo, Câmara dos Dirigentes Lojistas, bares e restaurantes poderão discutir estratégias em seus negócios, sintonizados com a operação.

As instituições de ensino (Centros de Formação de Condutores, Conselhos Regionais de Educação, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, Sest/Senat) serão convidadas a participar do Curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito, na modalidade EAD, e poderão concorrer ao Prêmio Balada Segura: Em defesa da vida, que será lançado em setembro e premiará os melhores projetos voltados à segurança no trânsito.

O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pelo Detran/RS, já que amplifica o trabalho da fiscalização. Essa será a oitava edição desse trabalho de imersão. As primeiras ocorreram em Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Alegrete, Alvorada, Santa Maria e Cachoeira do Sul.

Números de Santana do Livramento
A frota de Santana do Livramento é hoje de 47.952 veículos, ou 6,3% da de Porto Alegre, que é de 761.353 veículos em circulação. No entanto, o índice de fatalidade do município é de 15,9 vítimas por 100 mil habitantes - quase o dobro do da Capital, que é de 7,9 vítimas por 100 mil habitantes.

Esses dados podem estar relacionados a seu índice de motorização, que é de 56,8 veículos automotores por 100 habitantes, um pouco acima do de Porto Alegre, que é de 53,9. Esses números, segundo o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, confirmam a urgência da implantação de políticas públicas para a segurança no trânsito, como é o caso da Balada Segura.

Sobre a Balada Segura como política pública
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida, oficializada por convênio firmado entre o Estado, através do Detran/RS, e a municipalidade.

Atua, inicialmente, por meio de blitze de fiscalização e educação e ações promovidas pelo Comitê Municipal, combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em onze municípios. A meta do Detran/RS é contar com mais 11 municípios integrados à rede da Balada Segura até o final do ano.

Texto: Assessoria Detran
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul