Detran/RS recebe especialista francês para troca de experiências
Publicação:
O Detran/RS recebe, na próxima semana, o representante da Delegação de Segurança e Circulação Viária do Ministério do Interior francês, Joël Valmain, para troca de experiências nas áreas de educação para o trânsito, fiscalização e controle estatístico. O especialista ministra palestra na segunda-feira (16), a partir das 9h, no Hotel Ritter (Largo Vespasiano J. Veppo, 55) para servidores do Detran/RS, profissionais da área de trânsito e demais interessados.
Valmain falará sobre as medidas adotadas pela França para reduzir a mortalidade no trânsito. O pico da mortalidade na França foi atingido em 1972, quando morreram 18 mil pessoas no trânsito. No ano passado, foram 3.653 mortes, quase 8% a menos que em 2011 (mais de 300 vidas preservadas). A França atingiu esse resultado trabalhando fortemente com educação, controle de velocidade, campanhas de comunicação, infraestrutura de proteção aos usuários vulneráveis, adoção de equipamentos de segurança nos veículos, etc.
A visita de Valmain é parte da Declaração de Intenções assinada pelo Detran/RS com o governo francês durante o Congresso Internacional de Trânsito, em julho do ano passado, que prevê troca de experiências entre as instituições através de visitas técnicas. Estão programadas, ainda, reuniões com diversos setores do Detran/RS e visitas a credenciados da Autarquia (Centros de Formação de Condutores, Centros de Registros de Veículos e Centros de Remoção e Depósito).
A troca de experiências com os franceses teve início em 2011, quando o Detran/RS participou de uma missão que foi à França conhecer as ações de mobilidade urbana e controle da acidentalidade. Para o ano que vem, está prevista uma nova missão de servidores do Detran/RS àquele país.
Sobre Joël Valmain
Mestre em Ciências Econômicas, Joël Valmain já atuou como instrutor e como examinador de trânsito. Em 1984, passou a fazer parte da Direção pela Segurança Viária do Ministério dos Transportes da França, onde se responsabilizou pela regulamentação da habilitação de condutores.
Em 2004, foi convidado a integrar a Unidade de Segurança Viária da Comissão Européia, onde gerenciou projetos de pesquisa e assumiu os contatos com a Organização Mundial da Saúde e a ONU. Em 2007, organizou em Bruxelas a Primeira Jornada Européia pela Segurança Viária, focada nos jovens como vítimas. Após seis anos de experiência internacional, voltou em 2009 à França para assumir o posto de Conselheiro Técnico do Delegado Interministerial pela Segurança Viária para questões internacionais.
Texto: Mariana Tochetto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305