Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS recicla 33,8 toneladas de material apreendido em desmanche ilegal

Publicação:

Reciclagem de desmanches
Montante apreendido resultou em 26,9 toneladas de material ferroso e 6,8 toneladas de plásticos, vidros e outros materiais, - Foto: Divulgação DetranRS

Após a operação que fechou três desmanches ilegais na Avenida Sertório em Porto Alegre na última terça-feira (16), o DetranRS divulga o balanço do material apreendido. Após a retirada, pela Polícia, das peças identificadas como oriundas de furto e roubo, foram carregados oito caminhões com peças sem comprovação de origem. O montante apreendido resultou em 26,9 toneladas de material ferroso e 6,8 toneladas de plásticos, vidros e outros materiais, totalizando 33,8 toneladas encaminhados para a reciclagem.

A Operação Desmanche foi a primeira grande ação da força-tarefa criada para fiscalização desse tipo de estabelecimento após a entrada em vigor da Lei dos Desmanches. A lei federal estabelece que somente empresas credenciadas ao Estado podem comercializar peças usadas. O Rio Grande do Sul possui hoje 212 desmanches credenciados e mais de cem empresas em processo de regularização.

A fiscalização da força-tarefa será periódica e se estenderá também para o interior do estado. O combate aos desmanches ilegais é uma prioridade para o DetranRS e para o governo do Estado, já que a receptação alimenta um dos crimes mais frequentes e mais violentos hoje: o furto/roubo de veículos.

Consulta a peças

O consumidor também tem responsabilidade de não alimentar o furto/roubo de veículos comprando de empresas irregulares. É possível consultar, no site do DetranRS, a relação das empresas credenciadas ao Estado, os chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs). Nessas empresas, cada peça comercializada está cadastrada no sistema, vinculada à nota fiscal de compra e ao veículo de origem. As peças dos CDVs também passaram pelo aval de um responsável técnico que atesta suas condições de segurança.

No site www.detran.rs.gov.br/consulta-pecas, é possível localizar quais empresas dispõem da peça procurada.


Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/AScom DetranRS
Edição: Léa Aragón/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul