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Dezembro começa com recall de veículos

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A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. promove campanha de chamamento das motocicletas Yamaha modelos R3 e MT03, ano/modelo 2016 a 2018 para substituição da mola da alavanca de mudança de marchas. A empresa constatou que devido a uma inconformidade na fabricação da mola da alavanca de mudança de marchas, durante a utilização da motocicleta poderá ocorrer a quebra da referida peça, impossibilitando a mudança de marchas, prejudicando a sua dirigibilidade, com risco de acidente e lesões aos usuários.

A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. promove campanha de chamamento das motocicletas Yamaha modelos R3 e MT03, ano/modelo 2016 a 2019 para substituição da mangueira do radiador. A empresa constatou que devido a uma inconformidade na fabricação da mangueira do radiador, pode ocorrer vazamento do líquido de arrefecimento do motor e, no pior dos casos, o líquido quente pode atingir o condutor ou terceiros causando ferimentos.

A Volvo Car Brasil Importação e Comércio de Veículos Ltda. promove campanha de chamamento dos veículos Volvo modelos V60, XC40, XC60, XC90 e S90, anos/modelos 2017 a 2019 para atualização do software do módulo de conectividade. A empresa identificou falha no software do referido módulo que poderá fazer com que os sistemas de suporte ao motorista que estejam conectados a este módulo, tais como city safety, a função de informação de posicionamento do GPS e o sistema de emergência do Volvo On Call, podem não funcionar. Nessa circunstância, caso ocorra um acidente com um dos veículos envolvidos, o sistema Volvo On Call poderá não acionar a chamada de emergência, bem como não enviar a localização do veículo à Central de Atendimento Volvo para que o devido socorro seja prestado aos passageiros do veículo, podendo agravar eventuais danos físicos ou materiais que venham a ocorrer em caso de acidente.

Para saber se um produto é objeto de recall, o consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor.

• A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também mantém em seu site o sistema online de recalls, com as campanhas informadas ao DPDC desde 2002. Ao acessar o Sistema, é possível localizar o recall referente ao produto pesquisado, com informações sobre o período de fabricação do produto, lotes afetados, data de comunicação do recall, aviso de risco, entre outras.


Texto: Ascom Procon
Edição: Léa Aragón/ Secom

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