Dia de Campo da Emater conta com mais de mil produtores em Doutor Maurício Cardoso
Publicação:
A Emater/RS-Ascar promoveu, juntamente com a prefeitura de Doutor Maurício Cardoso, na região Noroeste do Estado, um Dia de Campo Institucional, em 22 de outubro. O evento contou com a participação de mais de 1.200 agricultores. Em cinco estações, os técnicos da entidade mostraram o motivo pelo qual o município tornou-se referência regional na organização dos agricultores familiares.
Foram abordados assuntos como Irrigação e fertirrigação na integração leite/suínos, na granja Coqueiral; Manejo integrado e criação de terneiras, na agropecuária Central; Uso, manejo e conservação de solos em Microbacias Hidrográficas, em Capelinha; Fruticultura, diversificação e irrigação, no microaçude Ferrari; e Agroindústria, organização de arredores e saneamento básico, na Agroindústria do Pomar.
Ao longo do dia foi possível conhecer o trabalho desenvolvido na Granja Coqueiro onde, em 22 hectares, os produtores mantêm 105 vacas com uma produção de 680 litros de leite por dia, além da criação de 900 suínos. Em outro ponto do percurso, os grupos conheceram o processo de recuperação das microbacias hidrográficas. Segundo o agrônomo Volnei Righi, este é o resultado de um trabalho de 17 anos de conscientização e de mudanças culturais com introdução de novas técnicas no trabalho de conservação de solos. Hoje, o município ganha em rendimento e produção de todos os municípios da região, informou Righi.
O objetivo do trabalho foi apresentar às famílias rurais o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na região da Grande Santa Rosa e Missões. Nesta região, desde 1992, começaram os trabalhos de conservação do solo e dos recursos naturais.