Dia de Cooperar tem ações voluntárias no Parque da Redenção neste sábado
Publicação:

Com o tema Atitudes Simples Movem o Mundo, o Dia de Cooperar (Dia C) 2018 oferece, neste sábado (30), serviços gratuitos à comunidade, no Largo da Setembrina do Parque da Redenção, em Porto Alegre, das 9h às 17h. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) participaá do Dia C com a divulgação do ramo cooperativista de consumo, em parceria com a cooperativa Girasol. O Dia C é promovido por Sescoop/RS e o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.
A cooperativa Girasol faz parte do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), executado pela conveniada Emater, que oferece qualificação da gestão em cooperativas nas áreas de organização, gestão pessoal, finanças e custos, comercialização e marketing, gestão agroindustrial e ambiental. Durante o Dia C, a equipe de cooperativismo da SDR vai informar ao público sobre os passos para formar uma cooperativa e sobre os programas da SDR. Também haverá a distribuição de sementes de hortaliças.
“O foco é abranger o público urbano, para que conheça os benefícios de formar uma cooperativa, como por exemplo, a compra em comum de artigos de consumo para seus cooperados”, explica o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann.
Outras atividades oferecidas no parque da Redenção serão: campanha de incentivo à doação de órgãos, de preservação do meio ambiente, prevenção do câncer bucal, massagem relaxante, medição de pressão e glicose, caminhada orientada, brechó solidário, corte de cabelo, chimarródromo, orientação sobre alimentação e oficinas sustentáveis, informações sobre o cooperativismo, atividades com cães e cavalos adestrados pela Brigada Militar e distribuição de água e sacos higiênicos para cães, entre outros.
Em Porto Alegre, participam do Dia de Cooperar: Sicredi, Unicred, Unimed, Aurora Alimentos, Fetrabalho, Coeducars, Sicoob, Cootravipa e Uniodonto, com o apoio do Sistema Ocergs–Sescoop/RS. Em outras 51 cidades do estado centenas de atividades estão programadas.
O movimento já está consolidado no calendário nacional para o primeiro sábado do mês de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, mas este ano foi antecipado em função da Copa do Mundo.
O desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isso, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual até 2030.
No Rio Grande do Sul, diversas ações já foram desenvolvidas, como: inauguração de uma biblioteca de rua em Santa Rosa, campanha de arrecadação de donativos em Espumoso, incentivo à doação de órgãos em Porto Alegre, campanha de cadastro de doadores de medula óssea em Rio Grande, limpeza das margens do Rio Taquari, em Taquari, atendimento e shows para a comunidade em Carlos Barbosa, entre outras.
Edição: Léa Aragón/ Secom