Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Mundial dos Animais

Publicação:

Por Regina Becker

Em 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais, comemoramos o Dia Mundial dos Animais. Criada em 1925, na Alemanha, a data se consolidou a partir de 1978, quando foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A partir daí, a legislação mundial sobre os direitos dos animais avança, resultado de uma grande indagação científica e intelectual sobre os sofrimentos infringidos a eles ao longo da história da humanidade e de uma bem-vinda tendência civilizatória que exige respeito por todos os seres viventes. Hoje, no Brasil e em diversos países, maltratar animais é crime. 

Devemos esta evolução aos ativistas e protetores, que enfrentam, cotidianamente, a violência contra os animais.

Os exemplos ainda são infinitos e atrozes. O abandono, os entretenimentos com o uso de animais, o abate desumanitário para consumo, a caça por diversão, as condições terríveis a que os bichos são submetidos no comércio dos animais, e até o estupro, práticas ainda tidas como aceitáveis, como se pudesse ser considerado normal o ato de matar ou maltratar impiedosamente uma criatura sem defesa.

No Rio Grande do Sul, com o programa Melhores Amigos, Bicho sente como Gente, o governo do Estado atende a uma antiga demanda dos protetores gaúchos. Pela primeira vez em sua história, um governo trata de forma institucional a causa animal, com legislação específica e recursos financeiros voltados para o atendimento de animais de famílias ou de indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Pode ser uma utopia o mundo sem o sacrifício animal, mas as utopias movem o mundo em uma direção divina e é este movimento que nós, ativistas e protetores, buscamos em nossa luta.
Os animais são nossos parceiros de vida. Amá-los e protegê-los é dever moral e de compaixão por estes seres especiais com quem temos tanto a aprender, nestes tempos ásperos, sobre convivência e afeto.

Secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social

Portal do Estado do Rio Grande do Sul