Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Nacional da Araucária é celebrado com atividades educativas no Jardim Botânico e em Canela

Publicação:

Além da exibição de filmes, objetivo da programação é discutir aspectos sobre a conservação e o uso sustentável da araucária, espécie com madeira de alto valor comercial
Além da exibição de filmes, objetivo da programação é discutir aspectos sobre a conservação e o uso sustentável da araucária, - Foto: Sérgio Bavaresco

O Dia Nacional da Araucária, celebrado em 24 de junho, terá atividades educativas no Jardim Botânico, em Porto Alegre, na terça-feira (24), e na Câmara de Vereadores de Canela, na quarta-feira (25). Serão exibidos os documentários "Araucária" (26 minutos) e "Bosque de Canela na escola" (5 minutos). No Jardim Botânico, além dos vídeos e debate, haverá exposição de artesanato em nó de pinho do artista Zé do Passarinho e visita ao Arboreto, a área aberta do parque, especificamente na área representativa da mata com Araucária. 

O documentário Araucária, dirigido por Julia Aguiar, também apresenta um dilema: "se problematiza a condição extremamente protegida da árvore, lançando possibilidades de uma conservação pelo uso, muito cuidadosa, mas que aproxime a araucária, seus processos, frutos e madeira das populações que habitam a região dessa floresta do frio".

Depois dos audiovisuais, o objetivo é discutir aspectos sobre a conservação e o uso sustentável da araucária, espécie com madeira de alto valor comercial. As suas sementes são fonte de alimento para a fauna nativa e sofrem pressão extrativista para consumo humano e comercialização. É uma conífera de importante valor ecológico e paisagístico.

A exploração predatória em larga escala, principalmente na década de 70, diminuiu consideravelmente as populações nativas desta espécie, assim como a coleta extrativista de pinhões para consumo humano, o que reduz a reposição natural de indivíduos jovens no ambiente.

A atividade é uma realização da Associação Ecológica Canela-Planalto das Araucárias (ASSECAN) e da Reserva Particular de Patrimônio Natural Bosque de Canela em parceria com o Jardim Botânico, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Canela (COMDEMA) e Movimento Ambientalista da Região das Hortências (MARH).

Dia da araucária - 24 de junho 
Vídeo e debate: dia 24/6, 14h, no Jardim Botânico (Porto Alegre); dia 25/6, 19h, na Câmara de Vereadores de Canela.

Nome científico: Araucaria angustifolia
Ocorrência no Brasil: regiões Sudeste e Sul, sendo o elemento principal da formação Floresta com araucária. Também tem ocorrência natural na Argentina e no Paraguai.
Características: Ocorre geralmente na forma de agrupamentos quase homogêneos, ocupando o dossel superior com dominância fisionômica na formação florestal, as florestas com araucária. Em seu sub-bosque ocorrem espécies arbóreas de menor porte e demais formas biológicas (arbustos, ervas, lianas e epífitas).

Texto: Daniel Hammes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul