Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dilma Rousseff defende mais recursos para saúde pública

Publicação:

Governador Tarso Genro acompanha a Presidenta Dilma Rousseff durante visita ao Hospital da ULBRA - Canoas
ULBRA - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

A presidente Dilma Rousseff defendeu, nesta sexta-feira (02), durante a entrega de 110 novos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), para o Hospital da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, a destinação de mais recursos para a saúde pública. Eu tenho clareza que o Brasil inexoravelmente terá que destinar mais receita para a saúde, independente do que este ou aquele setor pensa, afirmou.

Dilma Roussef elogiou a iniciativa da prefeitura local que leva para o SUS o padrão dos hospitais privados, com a parceria com o Sistema de Saúde Mãe de Deus, que administra o hospital universitário. Além dos novos leitos, em dois meses, a instituição fará parte da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, com a criação da Casa da Gestante e do Centro de Parto Normal. Já o governador do Estado, Tarso Genro, na mesma linha da presidente também elogiou a administração municipal pela articulação com o setor privado para a qualificação do SUS, que, segundo ele, é um exemplo para o mundo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que, no Brasil 80%, dos hospitais possuem menos que 110 leitos, demonstrando a importância da parceria entre as três esferas de Governo e a iniciativa privada. Padilha também defendeu as iniciativas em redes para qualificar o SUS no País, enfatizando a construção de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e 152 unidades de básicas de saúde, bem da implantação da Rede Cegonha no Rio Grande do Sul.

Também participaram da inauguração o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e da Comunicação Social, Helena Chagas, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Adão Villaverde, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Cimoni, o superintendente do Mãe de Deus, Cláudio Seferin, entre outras autoridades.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul