Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Divulgado o primeiro mapeamento digital do artesanato gaúcho

Publicação:

Garimpo das Artes
Capa do documento Garimpo das Artes - Foto: Divulgação

Financiado pelo Pró-Cultura RS (Fundo de Apoio à Cultura - FAC), o projeto Garimpo das Artes Artesanais RS: saberes e fazeres, ouviu mais de 100 artesãos de 27 municípios gaúchos que trabalham e vivem do ofício com o artesanato indígena, quilombola, tradicional e de referência cultural. O perfil mais comumencontrado é de mulheres acima de 35 anos, que vivem na zona rural.

A gestora cultural e pesquisadora Letícia de Cássia lançou a publicação digital do projeto, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul. O projeto é uma ferramenta para a gestão da cultura no estado e contempla juntos pesquisa, mapeamento e formação de grupos, que se localizam em poucas regiões, algumas descentralizadas ou que não possuem estruturas culturais. 

Durante quatro meses, Letícia e a educadora popular Marly Cuesta percorreram dez Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes). "A ideia é dar visibilidade ao trabalho dos artesãos, favorecendo a criação de uma nova ferramenta", disse a pesquisadora.

O Rio Grande do Sul tem uma grande diversidade de artesanato devido à mescla de grupos étnicos que viveram e vivem na região e que atravessaram continentes em busca de um futuro melhor. A relação dos imigrantes com os povos nativos que habitam o planeta proporcionou a rica cultura rio-grandense.

A possibilidade de cultivar a terra e explorar a matéria-prima local extraída da natureza deu mais força ao trabalho artesanal que, primeiramente, era destinado às utilidades domésticas e, posteriormente, estendeu-se para o comércio e sobrevivência dos grupos. Do passado para o presente houve grandes transformações, passando do rudimentar ao contemporâneo. O que se deve esperar para o futuro é talvez o reconhecimento desse trabalho artesanal como base da cultura gaúcha.
 

Dados sobre a pesquisa

- Mais de 100 artesãos entrevistados que trabalham com o artesanato indígena, quilombola, tradicional e de referência cultural;

- Mais da metade dos artesãos ancestrais estão na zona rural;

- O perfil da maioria dos artesãos tradicionais é composto por mulheres acima de 35 anos e que vivem na zona rural;

- Quase a metade dos artesãos entrevistados têm ensino fundamental incompleto;

- Metade dos entrevistados tem contato com as políticas públicas do artesanato no Rio Grande do Sul, com acesso ao Programa Gaúcho do Artesanato, porque fez cadastro e tem a carteira;

- A maioria trabalha com matéria-prima de fios e fibras naturais que ela mesma cultiva;

- A maior parte das vendas ocorre em feiras e pontos de venda.
 

CLIQUE AQUI e acesse as informações sobre o Garimpo das Artes.

 

Texto: Ascom Cultura
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul