Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Divulgados jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução selecionados para intercâmbio na Espanha

Os cinco alunos participarão de uma viagem de sete dias para Barcelona e Valência

Publicação:

Card2023 Desenvolvimento Social
-

Foi divulgada nesta quarta-feira (6/8) a lista dos cinco jovens aprendizes do Programa Partiu Futuro Reconstrução, de Porto Alegre e de Canoas, que participarão de um intercâmbio cultural em Barcelona e Valência, na Espanha. O programa é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.

Foram selecionados para a viagem três jovens de Porto Alegre e dois de Canoas. Dentre os critérios de seleção, foram analisados o desempenho escolar e a participação no programa. 

Jovens selecionados para o intercâmbio: 

  • Vitor Eduardo Moraes dos Santos 
  • Monica Letícia da Rosa Schmidt 
  • Nyara Victoria Prudencio Romero 
  • Evelin Staczak de Oliveira 
  • Lukas Scheibler Kalkmann 


Alunos viajarão em outubro

Os jovens selecionados terão todas as despesas da viagem pagas pela Renapsi, incluindo emissão de documentação, passagens aéreas, hospedagem, alimentação, translados e passeios. A viagem ocorrerá em outubro deste ano. 

“Participar de um intercâmbio é muito mais do que conhecer um novo país, é abrir portas para o conhecimento e para uma visão de mundo mais ampla. Desejo que essa experiência única seja repleta de descobertas, amizades e aprendizados que acompanhem os alunos por toda a vida. Eles representam o futuro do nosso Rio Grande, e tenho certeza de que voltarão ainda mais preparados para transformá-lo”, ressaltou o titular da Sedes, Beto Fantinel. 


A diretora executiva da
Renapsi, Aline Ferreira, reforçou o caráter inspirador da iniciativa. “Cada jovem que atravessa o oceano e explora novas culturas expande seus horizontes e retorna com novas ideias, possibilidades e a certeza de que pode ir além. Acreditamos que a educação e a inclusão social são ferramentas poderosas para transformar vidas, e esse intercâmbio é uma forma concreta de reconhecer o esforço desses jovens e investir em seu futuro”, destacou.
 

Partiu Futuro Reconstrução

Lançado em 2024, o Partiu Futuro Reconstrução foi criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Foram selecionados 1,5 mil jovens entre estudantes e egressos da rede pública de ensino, que têm atuado como jovens aprendizes em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

Texto: Ascom/Sedes
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul